Ver-se e dizer-se em educação: experimentações e narrativas com audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Filipi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276868
Resumo: Esta pesquisa apresenta investigações a respeito da relevância do audiovisual e suas potências para uma formação pessoal e ampliada; resgatando intervenções, memórias e narrativas. Compõem a escrita científica, artefatos culturais de múltiplos formatos artísticos, capazes de contribuir com outras perspectivas e questionamentos sobre a temática estudada. Utilizando a Pesquisa Narrativa (Martins, Tourinho e Souza, 2017) em associação com a idealização das Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), há uma experimentação para compreender e registrar uma experiência criativa em contínuo e inquietante aprendizado. Com as Páginas Negativas e a Curadoria Afetiva – noções aqui orquestradas e teorizadas, há uma visão da educação como campo de amplitude em experiências, fazeres e saberes (Ingold, 2015 e 2020; hooks, 2017). A pesquisa é mobilizada por dois questionamentos (Como ver-se e dizer-se com audiovisual em educação? e Quais expressões narrativas e experimentais compõem uma vivência artística?) que objetivam adentrar na temática amparada, também, sob as lentes de intelectuais e artistas negros: o devir-negro, enquanto potência transformadora que enriquece e diversifica a produção científica através da valorização das perspectivas, experiências e reconhecimentos (Carneiro, 2015; Hall, 2006 e 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). Em consonância com os pressupostos teóricos, é conduzido um formato de escrita insurgente entre rememorações, atos de formação e suas respectivas produções de sentido.
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