Ver-se e dizer-se em educação: experimentações e narrativas com audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276868 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta investigações a respeito da relevância do audiovisual e suas potências para uma formação pessoal e ampliada; resgatando intervenções, memórias e narrativas. Compõem a escrita científica, artefatos culturais de múltiplos formatos artísticos, capazes de contribuir com outras perspectivas e questionamentos sobre a temática estudada. Utilizando a Pesquisa Narrativa (Martins, Tourinho e Souza, 2017) em associação com a idealização das Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), há uma experimentação para compreender e registrar uma experiência criativa em contínuo e inquietante aprendizado. Com as Páginas Negativas e a Curadoria Afetiva – noções aqui orquestradas e teorizadas, há uma visão da educação como campo de amplitude em experiências, fazeres e saberes (Ingold, 2015 e 2020; hooks, 2017). A pesquisa é mobilizada por dois questionamentos (Como ver-se e dizer-se com audiovisual em educação? e Quais expressões narrativas e experimentais compõem uma vivência artística?) que objetivam adentrar na temática amparada, também, sob as lentes de intelectuais e artistas negros: o devir-negro, enquanto potência transformadora que enriquece e diversifica a produção científica através da valorização das perspectivas, experiências e reconhecimentos (Carneiro, 2015; Hall, 2006 e 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). Em consonância com os pressupostos teóricos, é conduzido um formato de escrita insurgente entre rememorações, atos de formação e suas respectivas produções de sentido. |
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Barbosa, FilipiMossi, Cristian Poletti2024-08-03T06:31:06Z2024http://hdl.handle.net/10183/276868001207785Esta pesquisa apresenta investigações a respeito da relevância do audiovisual e suas potências para uma formação pessoal e ampliada; resgatando intervenções, memórias e narrativas. Compõem a escrita científica, artefatos culturais de múltiplos formatos artísticos, capazes de contribuir com outras perspectivas e questionamentos sobre a temática estudada. Utilizando a Pesquisa Narrativa (Martins, Tourinho e Souza, 2017) em associação com a idealização das Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), há uma experimentação para compreender e registrar uma experiência criativa em contínuo e inquietante aprendizado. Com as Páginas Negativas e a Curadoria Afetiva – noções aqui orquestradas e teorizadas, há uma visão da educação como campo de amplitude em experiências, fazeres e saberes (Ingold, 2015 e 2020; hooks, 2017). A pesquisa é mobilizada por dois questionamentos (Como ver-se e dizer-se com audiovisual em educação? e Quais expressões narrativas e experimentais compõem uma vivência artística?) que objetivam adentrar na temática amparada, também, sob as lentes de intelectuais e artistas negros: o devir-negro, enquanto potência transformadora que enriquece e diversifica a produção científica através da valorização das perspectivas, experiências e reconhecimentos (Carneiro, 2015; Hall, 2006 e 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). Em consonância com os pressupostos teóricos, é conduzido um formato de escrita insurgente entre rememorações, atos de formação e suas respectivas produções de sentido.This research presents investigations regarding the meaningfulness of audiovisual media and its potentials for personal and expanded formation; rescuing interventions, memories, and narratives. Composing the scientific writing are cultural artifacts of multiple artistic formats, capable of contributing to other perspectives and inquiries on the studied theme. Using Narrative Research (Martins, Tourinho, & Souza, 2017) in association with the conceptualization of Escrevivências (Evaristo, 2008, 2022), there is an experimentation to understand and record a creative experience in continuous and unsettling learning. Through the Negative Pages and Affective Curation – notions here orchestrated and theorized, there is a view of education as a field of breadth in experiences, doings, and knowledges (Ingold, 2015 and 2020, hooks, 2017). The research is mobilized by two questions (How to see and express oneself with audiovisual media in education? and What narrative and experimental expressions compose an artistic experience?) aiming to delve into the supported theme, also under the lenses of Black intellectuals and artists: the becoming-Black, as a transformative potency that enriches and diversifies scientific production through the valorization of perspectives, experiences, and recognitions (Carneiro, 2015; Hall, 2006 and 2015; hooks, 2023; Souza, 2021). In accordance with the theoretical assumptions, a format of insurgent writing is conducted among reminiscences, acts of formation, and their respective productions of meaning.application/pdfporPesquisa em educaçãoNarrativasAudiovisualVer-se e dizer-se em educação: experimentações e narrativas com audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207785.pdf.txt001207785.pdf.txtExtracted Texttext/plain199818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276868/2/001207785.pdf.txt22267bfaeb5f665e9f2989511d3a3914MD52ORIGINAL001207785.pdfTexto completoapplication/pdf14054036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276868/1/001207785.pdf5805b8e3f25cbcbcfda96e35ec1bf168MD5110183/2768682024-08-04 06:24:24.41306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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