Medicalização no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854 |
Resumo: | O cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares. |
id |
CLAEC-1_cb7571b1a5eda807306f3d9e87b401b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Medicalização no ambiente escolarculturapolíticas culturaisCiências HumanasO cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/85410.23899/relacult.v4i1.854RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854/497Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conternoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCHEFFER, MAYCON HOFFMANNRodrigues, Rosa MariaConterno, Solange de Fátima Reis2019-07-18T15:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medicalização no ambiente escolar |
title |
Medicalização no ambiente escolar |
spellingShingle |
Medicalização no ambiente escolar CHEFFER, MAYCON HOFFMANN cultura políticas culturais Ciências Humanas |
title_short |
Medicalização no ambiente escolar |
title_full |
Medicalização no ambiente escolar |
title_fullStr |
Medicalização no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Medicalização no ambiente escolar |
title_sort |
Medicalização no ambiente escolar |
author |
CHEFFER, MAYCON HOFFMANN |
author_facet |
CHEFFER, MAYCON HOFFMANN Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHEFFER, MAYCON HOFFMANN Rodrigues, Rosa Maria Conterno, Solange de Fátima Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura políticas culturais Ciências Humanas |
topic |
cultura políticas culturais Ciências Humanas |
description |
O cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854 10.23899/relacult.v4i1.854 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i1.854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854/497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018) 2525-7870 10.23899/relacult.v4i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489699893248 |