Medicalização no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHEFFER, MAYCON HOFFMANN
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Rosa Maria, Conterno, Solange de Fátima Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854
Resumo: O cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares.
id CLAEC-1_cb7571b1a5eda807306f3d9e87b401b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Medicalização no ambiente escolarculturapolíticas culturaisCiências HumanasO cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/85410.23899/relacult.v4i1.854RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854/497Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conternoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCHEFFER, MAYCON HOFFMANNRodrigues, Rosa MariaConterno, Solange de Fátima Reis2019-07-18T15:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/854Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização no ambiente escolar
title Medicalização no ambiente escolar
spellingShingle Medicalização no ambiente escolar
CHEFFER, MAYCON HOFFMANN
cultura
políticas culturais
Ciências Humanas
title_short Medicalização no ambiente escolar
title_full Medicalização no ambiente escolar
title_fullStr Medicalização no ambiente escolar
title_full_unstemmed Medicalização no ambiente escolar
title_sort Medicalização no ambiente escolar
author CHEFFER, MAYCON HOFFMANN
author_facet CHEFFER, MAYCON HOFFMANN
Rodrigues, Rosa Maria
Conterno, Solange de Fátima Reis
author_role author
author2 Rodrigues, Rosa Maria
Conterno, Solange de Fátima Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHEFFER, MAYCON HOFFMANN
Rodrigues, Rosa Maria
Conterno, Solange de Fátima Reis
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
políticas culturais
Ciências Humanas
topic cultura
políticas culturais
Ciências Humanas
description O cenário do ensino aprendizagem revela diferentes problemas para os quais as causas e soluções, igualmente são diversas. Dentre eles destaca-se a atribuição de soluções médicas para o seu enfrentamento. Objetivou-se problematizar as origens teóricas e históricas da medicalização no ambiente escolar. Trata-se de revisão narrativa da literatura das áreas de saúde e educação. Como resultado a medicina padronizou o comportamento dos indivíduos e para aqueles que fogem do padrão estabelecido como normal, resulta na medicalização, discurso que a escola rendeu-se disciplinarizando os indivíduos em vez de educa-los. Conclui-se que a medicalização sustenta-se na ideia de que os problemas, são oriundos de fatores internos, biológicos ou psicológicos. Ao considerar essa lógica isentam-se os variados fatores que determinam o sucesso dos escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854
10.23899/relacult.v4i1.854
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i1.854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/854/497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 MAYCON HOFFMANN CHEFFER, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489699893248