Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112 |
Resumo: | O ensino de arte na Educação Básica brasileira configura-se por um sistema de avanços e retrocessos presenciados nos currículos escolares e nas leis que tangenciam ao ensino. Há poucas décadas obteve abertura para suas múltiplas formas de expressão: artes visuais, dança, teatro, música; na atualidade o que está em voga é a discussão da ambígua e reducionista BNCC – Base Nacional Comum Curricular – que apresenta o cinema, a performance e a literatura, como meios artísticos. Investiga-se de forma sumária e inicial quais os entraves, dilemas, possibilidades e perdas curriculares do ensino de artes visuais no Brasil, entre a faculdade de Belas Artes e a proposição da BNCC, de forma a gerir uma escrita genealógica das transformações curriculares até investigar os primeiros respingos e transformações educacionais provenientes da BNCC e seu viés científico-técnico-matemático. Neste sentido, no movimento de escrita se apresentou um panorama geral das transformações curriculares no Brasil, de forma a caminhar a um processo de proposição e pensamento da BNCC e o quanto está lei pode minorar o papel social conquistado pela arte. Pode-se destacar que a arte age na formação cidadã, no aprimoramento estético-cultural, investindo no saber sensível, ético e social do humano. |
id |
CLAEC-1_d5333c4de0ae796e0b1697e9564944aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCCCurrículoEducaçãoBNCCEnsino de ArteEducação Básica.O ensino de arte na Educação Básica brasileira configura-se por um sistema de avanços e retrocessos presenciados nos currículos escolares e nas leis que tangenciam ao ensino. Há poucas décadas obteve abertura para suas múltiplas formas de expressão: artes visuais, dança, teatro, música; na atualidade o que está em voga é a discussão da ambígua e reducionista BNCC – Base Nacional Comum Curricular – que apresenta o cinema, a performance e a literatura, como meios artísticos. Investiga-se de forma sumária e inicial quais os entraves, dilemas, possibilidades e perdas curriculares do ensino de artes visuais no Brasil, entre a faculdade de Belas Artes e a proposição da BNCC, de forma a gerir uma escrita genealógica das transformações curriculares até investigar os primeiros respingos e transformações educacionais provenientes da BNCC e seu viés científico-técnico-matemático. Neste sentido, no movimento de escrita se apresentou um panorama geral das transformações curriculares no Brasil, de forma a caminhar a um processo de proposição e pensamento da BNCC e o quanto está lei pode minorar o papel social conquistado pela arte. Pode-se destacar que a arte age na formação cidadã, no aprimoramento estético-cultural, investindo no saber sensível, ético e social do humano. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/111210.23899/relacult.v5i4.1112RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112/907Copyright (c) 2019 Jésica Hencke, João Aberto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessHencke, JésicaSilva, João Aberto da2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1112Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
title |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
spellingShingle |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC Hencke, Jésica Currículo Educação BNCC Ensino de Arte Educação Básica. |
title_short |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
title_full |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
title_fullStr |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
title_full_unstemmed |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
title_sort |
Cartografia do Ensino de Artes no Brasil: das Belas Artes a BNCC |
author |
Hencke, Jésica |
author_facet |
Hencke, Jésica Silva, João Aberto da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Aberto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hencke, Jésica Silva, João Aberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação BNCC Ensino de Arte Educação Básica. |
topic |
Currículo Educação BNCC Ensino de Arte Educação Básica. |
description |
O ensino de arte na Educação Básica brasileira configura-se por um sistema de avanços e retrocessos presenciados nos currículos escolares e nas leis que tangenciam ao ensino. Há poucas décadas obteve abertura para suas múltiplas formas de expressão: artes visuais, dança, teatro, música; na atualidade o que está em voga é a discussão da ambígua e reducionista BNCC – Base Nacional Comum Curricular – que apresenta o cinema, a performance e a literatura, como meios artísticos. Investiga-se de forma sumária e inicial quais os entraves, dilemas, possibilidades e perdas curriculares do ensino de artes visuais no Brasil, entre a faculdade de Belas Artes e a proposição da BNCC, de forma a gerir uma escrita genealógica das transformações curriculares até investigar os primeiros respingos e transformações educacionais provenientes da BNCC e seu viés científico-técnico-matemático. Neste sentido, no movimento de escrita se apresentou um panorama geral das transformações curriculares no Brasil, de forma a caminhar a um processo de proposição e pensamento da BNCC e o quanto está lei pode minorar o papel social conquistado pela arte. Pode-se destacar que a arte age na formação cidadã, no aprimoramento estético-cultural, investindo no saber sensível, ético e social do humano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112 10.23899/relacult.v5i4.1112 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1112/907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jésica Hencke, João Aberto da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jésica Hencke, João Aberto da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490459062272 |