Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadrado, Beatriz Floôr
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/102
Resumo: O trabalho de pesquisa tem como temática o concurso de beleza intitulado “Miss Mulata” da cidade de Arroio Grande, região sul do Rio Grande do sul. O concurso tem origem em 1969 e seu último ano de realização foi 1999, sendo que em 1989 deixa de abranger apenas a região sul para se tornar Estadual. O principal objetivo da pesquisa é entender o uso da terminologia “mulata” para o concurso junto à identidade, do grupo envolvido; mas também levando em consideração épocas, histórias e a diversidade dos grupos negros. Por isso, a necessidade de uma análise da relação de beleza, gênero e raça para entender a relevância do concurso para as mulheres negras da cidade de Arroio Grande, junto à dominação do padrão estético da branquitude. A principal metodologia do trabalho é a Historia Oral. Enfim, levar-se em conta, nesta pesquisa, que o concurso Miss Mulata analisado é uma forma de estratégia étnico-social, de re-apropriação de significados, além de uma forma valorização e auto-estima do grupo envolto no concurso.
id CLAEC-1_dd0fe1122670bb289cb1cc965a1de7c0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/102
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticosHistória; Ciências Humanas; InterdisciplinarMulata; negritude; branquitude; cor; estéticaO trabalho de pesquisa tem como temática o concurso de beleza intitulado “Miss Mulata” da cidade de Arroio Grande, região sul do Rio Grande do sul. O concurso tem origem em 1969 e seu último ano de realização foi 1999, sendo que em 1989 deixa de abranger apenas a região sul para se tornar Estadual. O principal objetivo da pesquisa é entender o uso da terminologia “mulata” para o concurso junto à identidade, do grupo envolvido; mas também levando em consideração épocas, histórias e a diversidade dos grupos negros. Por isso, a necessidade de uma análise da relação de beleza, gênero e raça para entender a relevância do concurso para as mulheres negras da cidade de Arroio Grande, junto à dominação do padrão estético da branquitude. A principal metodologia do trabalho é a Historia Oral. Enfim, levar-se em conta, nesta pesquisa, que o concurso Miss Mulata analisado é uma forma de estratégia étnico-social, de re-apropriação de significados, além de uma forma valorização e auto-estima do grupo envolto no concurso.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESQuadrado, Beatriz Floôr2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinarapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/10210.23899/relacult.v1i02.102RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 02 (2015): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 144-1552525-787010.23899/relacult.v1i02reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/102/20http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/102/14Direitos autorais 2015 Beatriz Floôr Quadradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:25Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/102Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:58.202RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
title Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
spellingShingle Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
Quadrado, Beatriz Floôr
História; Ciências Humanas; Interdisciplinar
Mulata; negritude; branquitude; cor; estética
title_short Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
title_full Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
title_fullStr Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
title_full_unstemmed Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
title_sort Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul: o conflito da cor e a branquitude nos padrões estéticos
author Quadrado, Beatriz Floôr
author_facet Quadrado, Beatriz Floôr
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadrado, Beatriz Floôr
dc.subject.por.fl_str_mv História; Ciências Humanas; Interdisciplinar
Mulata; negritude; branquitude; cor; estética
topic História; Ciências Humanas; Interdisciplinar
Mulata; negritude; branquitude; cor; estética
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho de pesquisa tem como temática o concurso de beleza intitulado “Miss Mulata” da cidade de Arroio Grande, região sul do Rio Grande do sul. O concurso tem origem em 1969 e seu último ano de realização foi 1999, sendo que em 1989 deixa de abranger apenas a região sul para se tornar Estadual. O principal objetivo da pesquisa é entender o uso da terminologia “mulata” para o concurso junto à identidade, do grupo envolvido; mas também levando em consideração épocas, histórias e a diversidade dos grupos negros. Por isso, a necessidade de uma análise da relação de beleza, gênero e raça para entender a relevância do concurso para as mulheres negras da cidade de Arroio Grande, junto à dominação do padrão estético da branquitude. A principal metodologia do trabalho é a Historia Oral. Enfim, levar-se em conta, nesta pesquisa, que o concurso Miss Mulata analisado é uma forma de estratégia étnico-social, de re-apropriação de significados, além de uma forma valorização e auto-estima do grupo envolto no concurso.
description O trabalho de pesquisa tem como temática o concurso de beleza intitulado “Miss Mulata” da cidade de Arroio Grande, região sul do Rio Grande do sul. O concurso tem origem em 1969 e seu último ano de realização foi 1999, sendo que em 1989 deixa de abranger apenas a região sul para se tornar Estadual. O principal objetivo da pesquisa é entender o uso da terminologia “mulata” para o concurso junto à identidade, do grupo envolvido; mas também levando em consideração épocas, histórias e a diversidade dos grupos negros. Por isso, a necessidade de uma análise da relação de beleza, gênero e raça para entender a relevância do concurso para as mulheres negras da cidade de Arroio Grande, junto à dominação do padrão estético da branquitude. A principal metodologia do trabalho é a Historia Oral. Enfim, levar-se em conta, nesta pesquisa, que o concurso Miss Mulata analisado é uma forma de estratégia étnico-social, de re-apropriação de significados, além de uma forma valorização e auto-estima do grupo envolto no concurso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/102
10.23899/relacult.v1i02.102
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/102
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v1i02.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/102/20
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/102/14
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Beatriz Floôr Quadrado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Beatriz Floôr Quadrado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 1, n. 02 (2015): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 144-155
2525-7870
10.23899/relacult.v1i02
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102580776960