Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marroche, Cristiane Cardozo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hammes, Lúcio Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1110
Resumo: O presente artigo visa repensar a educação infantil numa perspectiva da resolução não violenta de conflitos para construir em busca de uma cultura de paz. Tem por base o trabalho pedagógico que busca desenvolver ações que estimam a participação de todos em uma dinâmica dos círculos de aprendizagem formados por professores, atendentes e estagiários. Os processos, desenvolvidos nos círculos favorecem a aquisição de conhecimentos numa relação de entre - ajuda e encontram sua referência básica nos círculos de cultura de Paulo Freire, tendo no diálogo um elemento essencial no processo educativo, respondendo à exigência radical das pessoas que não podem se construir fora da comunicação. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos seis círculos de aprendizagem e revelam a importância da manutenção das ações pedagógicas fundamentadas no diálogo, convivência e na cooperação, buscando educar para a paz, resultando na formalização de uma carta com princípios pedagógicos de resolução de conflitos em parceria a comunidade escolar.
id CLAEC-1_e0e8f40a34d2e507802183e390e0a789
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1110
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Desafios para resolução de conflitos na Educação InfantilO presente artigo visa repensar a educação infantil numa perspectiva da resolução não violenta de conflitos para construir em busca de uma cultura de paz. Tem por base o trabalho pedagógico que busca desenvolver ações que estimam a participação de todos em uma dinâmica dos círculos de aprendizagem formados por professores, atendentes e estagiários. Os processos, desenvolvidos nos círculos favorecem a aquisição de conhecimentos numa relação de entre - ajuda e encontram sua referência básica nos círculos de cultura de Paulo Freire, tendo no diálogo um elemento essencial no processo educativo, respondendo à exigência radical das pessoas que não podem se construir fora da comunicação. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos seis círculos de aprendizagem e revelam a importância da manutenção das ações pedagógicas fundamentadas no diálogo, convivência e na cooperação, buscando educar para a paz, resultando na formalização de uma carta com princípios pedagógicos de resolução de conflitos em parceria a comunidade escolar.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaMarroche, Cristiane CardozoHammes, Lúcio Jorge2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/111010.23899/relacult.v5i4.1110RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1110/622Direitos autorais 2019 Cristiane Cardozo Marroche, LUCIO JORGE HAMMEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:57Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1110Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:48.739RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
title Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
spellingShingle Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
Marroche, Cristiane Cardozo
title_short Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
title_full Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
title_fullStr Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
title_full_unstemmed Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
title_sort Desafios para resolução de conflitos na Educação Infantil
author Marroche, Cristiane Cardozo
author_facet Marroche, Cristiane Cardozo
Hammes, Lúcio Jorge
author_role author
author2 Hammes, Lúcio Jorge
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marroche, Cristiane Cardozo
Hammes, Lúcio Jorge
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo visa repensar a educação infantil numa perspectiva da resolução não violenta de conflitos para construir em busca de uma cultura de paz. Tem por base o trabalho pedagógico que busca desenvolver ações que estimam a participação de todos em uma dinâmica dos círculos de aprendizagem formados por professores, atendentes e estagiários. Os processos, desenvolvidos nos círculos favorecem a aquisição de conhecimentos numa relação de entre - ajuda e encontram sua referência básica nos círculos de cultura de Paulo Freire, tendo no diálogo um elemento essencial no processo educativo, respondendo à exigência radical das pessoas que não podem se construir fora da comunicação. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos seis círculos de aprendizagem e revelam a importância da manutenção das ações pedagógicas fundamentadas no diálogo, convivência e na cooperação, buscando educar para a paz, resultando na formalização de uma carta com princípios pedagógicos de resolução de conflitos em parceria a comunidade escolar.
description O presente artigo visa repensar a educação infantil numa perspectiva da resolução não violenta de conflitos para construir em busca de uma cultura de paz. Tem por base o trabalho pedagógico que busca desenvolver ações que estimam a participação de todos em uma dinâmica dos círculos de aprendizagem formados por professores, atendentes e estagiários. Os processos, desenvolvidos nos círculos favorecem a aquisição de conhecimentos numa relação de entre - ajuda e encontram sua referência básica nos círculos de cultura de Paulo Freire, tendo no diálogo um elemento essencial no processo educativo, respondendo à exigência radical das pessoas que não podem se construir fora da comunicação. Trata-se de uma pesquisa de intervenção com pressupostos da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos seis círculos de aprendizagem e revelam a importância da manutenção das ações pedagógicas fundamentadas no diálogo, convivência e na cooperação, buscando educar para a paz, resultando na formalização de uma carta com princípios pedagógicos de resolução de conflitos em parceria a comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1110
10.23899/relacult.v5i4.1110
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1110
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1110/622
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cristiane Cardozo Marroche, LUCIO JORGE HAMMES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cristiane Cardozo Marroche, LUCIO JORGE HAMMES
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103644033024