Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27401 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil. |
id |
UFRGS-2_0b4f1fce2205023c97954d0ecb3d9765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27401 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Flores, Sabrina BezerraMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-01-12T05:59:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/27401000764732O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.application/pdfporEducação infantilConflitoRoda de conversa e resolução de conflitos na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764732.pdf000764732.pdfTexto completoapplication/pdf270399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/1/000764732.pdfe596d7f6118ea6319db68184f35211c4MD51TEXT000764732.pdf.txt000764732.pdf.txtExtracted Texttext/plain45971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/2/000764732.pdf.txt967107263281c92f205bc641cff42c20MD52THUMBNAIL000764732.pdf.jpg000764732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/3/000764732.pdf.jpgfc57c2d86648282cc37c40cbbc6005ffMD5310183/274012018-10-08 07:56:19.472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
title |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
spellingShingle |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil Flores, Sabrina Bezerra Educação infantil Conflito |
title_short |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
title_full |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
title_fullStr |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
title_sort |
Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil |
author |
Flores, Sabrina Bezerra |
author_facet |
Flores, Sabrina Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Sabrina Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Conflito |
topic |
Educação infantil Conflito |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27401 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27401 |
identifier_str_mv |
000764732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/1/000764732.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/2/000764732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/3/000764732.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e596d7f6118ea6319db68184f35211c4 967107263281c92f205bc641cff42c20 fc57c2d86648282cc37c40cbbc6005ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486723880026112 |