Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Sabrina Bezerra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27401
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.
id UFRGS-2_0b4f1fce2205023c97954d0ecb3d9765
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27401
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Sabrina BezerraMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-01-12T05:59:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/27401000764732O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.application/pdfporEducação infantilConflitoRoda de conversa e resolução de conflitos na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764732.pdf000764732.pdfTexto completoapplication/pdf270399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/1/000764732.pdfe596d7f6118ea6319db68184f35211c4MD51TEXT000764732.pdf.txt000764732.pdf.txtExtracted Texttext/plain45971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/2/000764732.pdf.txt967107263281c92f205bc641cff42c20MD52THUMBNAIL000764732.pdf.jpg000764732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/3/000764732.pdf.jpgfc57c2d86648282cc37c40cbbc6005ffMD5310183/274012018-10-08 07:56:19.472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27401Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:56:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
title Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
spellingShingle Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
Flores, Sabrina Bezerra
Educação infantil
Conflito
title_short Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
title_full Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
title_fullStr Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
title_full_unstemmed Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
title_sort Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil
author Flores, Sabrina Bezerra
author_facet Flores, Sabrina Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Sabrina Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Conflito
topic Educação infantil
Conflito
description O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764732
url http://hdl.handle.net/10183/27401
identifier_str_mv 000764732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/1/000764732.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/2/000764732.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27401/3/000764732.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e596d7f6118ea6319db68184f35211c4
967107263281c92f205bc641cff42c20
fc57c2d86648282cc37c40cbbc6005ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486723880026112