Tensões e intenções: marcas de uma experiência de estesia no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hencke, Jésica
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1169
Resumo: O artigo que se desdobra apresenta uma dupla provocação: tensões aquilo que tenciona, que gera uma fricção e intenções ações com objetivos, interesses, ousadias e porque não desejos? Tem como objetivo provocar, através da língua escrita, rasgos de experiência vivida e formada pela sensação da estesia em uma turma de estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior. A provocação foi criar um objeto gráfico-visual a partir do estudo do conceito de estesia em Picosque e Martins (2012) de forma a tornar compreensível este conceito e vivenciar um momento de experiência, como algo que nos passa e nos transforma, a partir dos estudos de Jorge Larrosa (2002). O desenvolvimento teórico-metodológico articula temas como corpo, sensação, estesia contrapondo-se a anestesia do mundo contemporâneo e experiência, relacionando-os com as produções gráfico-digitais através de uma a/r/tografia, de forma a promover processos de aprendizagem conceitual. Os objetos gráfico-visuais produzidos foram substrato para a compreensão da estesia, enquanto prática artística, que ecoa na aprendizagem dos estudantes sendo, um meio e não o fim de uma experiência vivencial. 
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