Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Arthur Saldanha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Greiciele Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370
Resumo: O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade  surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente.
id CLAEC-1_e2f02b007eda741db09afc9672bca16b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academiaEnsino SuperiorInterdisciplinaridadeTradicionalidade.O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade  surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/37010.23899/relacult.v3i1.370RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 1 (2017); 05-162525-787010.23899/relacult.v3i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370/193Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Arthur Saldanhada Silva, Greiciele Soares2021-04-30T04:32:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:32:28RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
title Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
spellingShingle Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
dos Santos, Arthur Saldanha
Ensino Superior
Interdisciplinaridade
Tradicionalidade.
title_short Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
title_full Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
title_fullStr Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
title_sort Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
author dos Santos, Arthur Saldanha
author_facet dos Santos, Arthur Saldanha
da Silva, Greiciele Soares
author_role author
author2 da Silva, Greiciele Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Arthur Saldanha
da Silva, Greiciele Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Interdisciplinaridade
Tradicionalidade.
topic Ensino Superior
Interdisciplinaridade
Tradicionalidade.
description O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade  surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370
10.23899/relacult.v3i1.370
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i1.370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370/193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 1 (2017); 05-16
2525-7870
10.23899/relacult.v3i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488316821504