Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente. |
id |
CLAEC-1_e2f02b007eda741db09afc9672bca16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academiaEnsino SuperiorInterdisciplinaridadeTradicionalidade.O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/37010.23899/relacult.v3i1.370RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 1 (2017); 05-162525-787010.23899/relacult.v3i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370/193Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Arthur Saldanhada Silva, Greiciele Soares2021-04-30T04:32:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/370Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:32:28RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
title |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia dos Santos, Arthur Saldanha Ensino Superior Interdisciplinaridade Tradicionalidade. |
title_short |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
title_full |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
title_sort |
Interdisciplinaridade no ensino superior: desafios e diálogos na academia |
author |
dos Santos, Arthur Saldanha |
author_facet |
dos Santos, Arthur Saldanha da Silva, Greiciele Soares |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Greiciele Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Arthur Saldanha da Silva, Greiciele Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Interdisciplinaridade Tradicionalidade. |
topic |
Ensino Superior Interdisciplinaridade Tradicionalidade. |
description |
O objetivo do presente artigo, tendo em vista que a interdisciplinaridade surge como uma perspectiva de leitura e compreensão de uma realidade cada vez mais complexa e multifacetada, consiste em esboçar um breve levantamento teórico de abordagens tradicionais no ensino superior em contraposição aos processos de formação interdisciplinar dos acadêmicos. Tais percepções evidenciam que a interdisciplinaridade não é um modismo pós-moderno, mas sim uma necessidade de integração de conhecimentos à formação não só acadêmica, mas sim humana e social. Dessa forma, este estudo utilizará a revisão teórica interdisciplinar, sendo dividido em algumas discussões: processos históricos e a tradicionalidade das Universidades; as novas conjunturas de formação acadêmica interdisciplinar; desafios e competências no processo formativo interdisciplinar no ensino superior e a formação docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370 10.23899/relacult.v3i1.370 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i1.370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/370/193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Arthur Saldanha dos Santos, Greiciele Soares da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 1 (2017); 05-16 2525-7870 10.23899/relacult.v3i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488316821504 |