A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nathalia Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. 
id CLAEC-1_e53cbf7822d514e42d729c73987f2c3a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/527
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)CurrículoDisciplina EscolarDitadura Civil-MilitarHistória da AméricaRedemocratizaçãoEste trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/52710.23899/relacult.v3i3.527RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527/299Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Nathalia Fernandes2019-05-06T01:38:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/527Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
title A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
spellingShingle A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
Vieira, Nathalia Fernandes
Currículo
Disciplina Escolar
Ditadura Civil-Militar
História da América
Redemocratização
title_short A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
title_full A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
title_fullStr A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
title_full_unstemmed A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
title_sort A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
author Vieira, Nathalia Fernandes
author_facet Vieira, Nathalia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Nathalia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Disciplina Escolar
Ditadura Civil-Militar
História da América
Redemocratização
topic Currículo
Disciplina Escolar
Ditadura Civil-Militar
História da América
Redemocratização
description Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527
10.23899/relacult.v3i3.527
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488822235136