A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. |
id |
CLAEC-1_e53cbf7822d514e42d729c73987f2c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/527 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985)CurrículoDisciplina EscolarDitadura Civil-MilitarHistória da AméricaRedemocratizaçãoEste trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/52710.23899/relacult.v3i3.527RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527/299Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Nathalia Fernandes2019-05-06T01:38:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/527Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
title |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
spellingShingle |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) Vieira, Nathalia Fernandes Currículo Disciplina Escolar Ditadura Civil-Militar História da América Redemocratização |
title_short |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
title_full |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
title_fullStr |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
title_full_unstemmed |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
title_sort |
A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau – 1ª série (1975-1985) |
author |
Vieira, Nathalia Fernandes |
author_facet |
Vieira, Nathalia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nathalia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Disciplina Escolar Ditadura Civil-Militar História da América Redemocratização |
topic |
Currículo Disciplina Escolar Ditadura Civil-Militar História da América Redemocratização |
description |
Este trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa de Mestrado em História que pretende compreender as relações que envolvem a elaboração da Proposta Curricular de História para a 1ª série do 2º grau do Estado de São Paulo (1980) e da Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série (1983), produzidas por equipes de historiadores na CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas). Para isso, analisamos o contexto histórico de sua produção, que é de transição política – o processo de redemocratização do país em fins da Ditadura Civil-Militar que teve início com o golpe de 1964. A Proposta de 1980 aparece como um esforço de construção de uma nova narrativa histórica, oposta àquela disseminada nos “anos de chumbo” e inovadora em relação aos seus conteúdos e à metodologia de ensino. Para a 1ª série do 2º grau são sugeridos conteúdos de História da América e, como subsídio ao seu uso, é construída uma Coletânea, que traz documentos históricos de natureza variada (discursos, artigos jornalísticos e outros) seguidos de sugestões de uso didático. Para contextualizar os documentos curriculares, além do estudo bibliográfico, foram feitas entrevistas com membros da equipe de elaboração dos documentos, em especial historiadoras que fizeram parte do “boom” de estudos de História da América Latina na Universidade de São Paulo desde 1975 – Maria Lígia Prado, Maria Helena Capelato e Zilda Iokoi. As entrevistas e os documentos serão analisados com base na teoria crítica do currículo e na história das disciplinas escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527 10.23899/relacult.v3i3.527 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/527/299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nathalia Fernandes Vieira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488822235136 |