Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Mauricio Cravo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Violeta Porto, Simões, Eleonora das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1298
Resumo: Este artigo tem como temática as decisões de método utilizadas pelo filósofo Michel Foucault nos primeiros dois volumes da História da Sexualidade, produzidos em uma potente trajetória filosófica. O pensador francês buscou na história, condições de possibilidade para o seguinte questionamento: como a sexualidade se tornou um problema no presente? O autor inicialmente problematiza uma verdade produzida a partir de entendimento de que a sexualidade passa a ser reprimida com o advento do capitalismo, tendo antes vivido em liberdade. Num esforço de análise, localizamos os principais movimentos metodológicos empreendidos pelo autor entre a A Vontade de Saber e Uso dos Prazeres. Buscou-se contribuir para que futuras pesquisas possam ser realizadas utilizando as influências foucaultianas em termos de decisões de método, independente da temática. Pautado numa perspectiva pós-estruturalista, o estudo caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico, tendo em vista que se utiliza das obras do próprio autor e de alguns comentadores, para a produção da análise. Entre os movimentos mais significativos identifica-se a passagem de uma genealogia do poder para uma análise do uso dos prazeres a partir da subjetivação, e a necessidade de uma regressão histórica até a antiguidade grega para localizar a descontinuidade em relação ao homem do desejo. Por fim, evidencia-se a mudança no projeto, contrapondo o que chamou de moderna hermenêutica do desejo à uma estética do prazer.
id CLAEC-1_e62bfe2fa60a2c5c2577bd76e8345c18
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1298
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da SexualidadeMichel FoucaultMétodoHistória da SexualidadeEste artigo tem como temática as decisões de método utilizadas pelo filósofo Michel Foucault nos primeiros dois volumes da História da Sexualidade, produzidos em uma potente trajetória filosófica. O pensador francês buscou na história, condições de possibilidade para o seguinte questionamento: como a sexualidade se tornou um problema no presente? O autor inicialmente problematiza uma verdade produzida a partir de entendimento de que a sexualidade passa a ser reprimida com o advento do capitalismo, tendo antes vivido em liberdade. Num esforço de análise, localizamos os principais movimentos metodológicos empreendidos pelo autor entre a A Vontade de Saber e Uso dos Prazeres. Buscou-se contribuir para que futuras pesquisas possam ser realizadas utilizando as influências foucaultianas em termos de decisões de método, independente da temática. Pautado numa perspectiva pós-estruturalista, o estudo caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico, tendo em vista que se utiliza das obras do próprio autor e de alguns comentadores, para a produção da análise. Entre os movimentos mais significativos identifica-se a passagem de uma genealogia do poder para uma análise do uso dos prazeres a partir da subjetivação, e a necessidade de uma regressão histórica até a antiguidade grega para localizar a descontinuidade em relação ao homem do desejo. Por fim, evidencia-se a mudança no projeto, contrapondo o que chamou de moderna hermenêutica do desejo à uma estética do prazer.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/129810.23899/relacult.v5i4.1298RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1298/893Copyright (c) 2019 Mauricio Cravo dos Reis, Violeta Porto Moraes, Eleonora das Neves Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Mauricio CravoMoraes, Violeta PortoSimões, Eleonora das Neves2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1298Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
title Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
spellingShingle Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
dos Reis, Mauricio Cravo
Michel Foucault
Método
História da Sexualidade
title_short Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
title_full Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
title_fullStr Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
title_full_unstemmed Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
title_sort Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade
author dos Reis, Mauricio Cravo
author_facet dos Reis, Mauricio Cravo
Moraes, Violeta Porto
Simões, Eleonora das Neves
author_role author
author2 Moraes, Violeta Porto
Simões, Eleonora das Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Mauricio Cravo
Moraes, Violeta Porto
Simões, Eleonora das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
Método
História da Sexualidade
topic Michel Foucault
Método
História da Sexualidade
description Este artigo tem como temática as decisões de método utilizadas pelo filósofo Michel Foucault nos primeiros dois volumes da História da Sexualidade, produzidos em uma potente trajetória filosófica. O pensador francês buscou na história, condições de possibilidade para o seguinte questionamento: como a sexualidade se tornou um problema no presente? O autor inicialmente problematiza uma verdade produzida a partir de entendimento de que a sexualidade passa a ser reprimida com o advento do capitalismo, tendo antes vivido em liberdade. Num esforço de análise, localizamos os principais movimentos metodológicos empreendidos pelo autor entre a A Vontade de Saber e Uso dos Prazeres. Buscou-se contribuir para que futuras pesquisas possam ser realizadas utilizando as influências foucaultianas em termos de decisões de método, independente da temática. Pautado numa perspectiva pós-estruturalista, o estudo caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico, tendo em vista que se utiliza das obras do próprio autor e de alguns comentadores, para a produção da análise. Entre os movimentos mais significativos identifica-se a passagem de uma genealogia do poder para uma análise do uso dos prazeres a partir da subjetivação, e a necessidade de uma regressão histórica até a antiguidade grega para localizar a descontinuidade em relação ao homem do desejo. Por fim, evidencia-se a mudança no projeto, contrapondo o que chamou de moderna hermenêutica do desejo à uma estética do prazer.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1298
10.23899/relacult.v5i4.1298
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1298
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1298/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mauricio Cravo dos Reis, Violeta Porto Moraes, Eleonora das Neves Simões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mauricio Cravo dos Reis, Violeta Porto Moraes, Eleonora das Neves Simões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490996981760