GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1314 |
Resumo: | As discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho tem por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa e descritiva sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, a garantia o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utilizada como base na estrutura desse artigo consiste em Seffner (2011, 2016, 2017), Louro (2002, 2009) e Ferreira e Quadrado (2018) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam e problematizam a necessidade de incluir alunos (as) através da abordagem dos temas transversais de gênero e sexualidade no currículo escolar. |
id |
CLAEC-1_e6cc931212eca280e7eafdd5966faaa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1314 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLAAlunos LGBTTIQCurrículoEscolaGêneroSexualidade.As discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho tem por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa e descritiva sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, a garantia o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utilizada como base na estrutura desse artigo consiste em Seffner (2011, 2016, 2017), Louro (2002, 2009) e Ferreira e Quadrado (2018) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam e problematizam a necessidade de incluir alunos (as) através da abordagem dos temas transversais de gênero e sexualidade no currículo escolar.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/131410.23899/relacult.v5i4.1314RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1314/872Copyright (c) 2019 Eduardo Lima, Ewerton da Silva Ferreira, Jaqueline Carvalho Quadrado, Tiara Cristiana Pimentel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, EduardoFerreira, Ewerton da SilvaQuadrado, Jaqueline CarvalhoSantos, Tiara Cristiana Pimentel dos2019-05-06T01:38:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1314Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
title |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
spellingShingle |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA Lima, Eduardo Alunos LGBTTIQ Currículo Escola Gênero Sexualidade. |
title_short |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
title_full |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
title_fullStr |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
title_sort |
GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA |
author |
Lima, Eduardo |
author_facet |
Lima, Eduardo Ferreira, Ewerton da Silva Quadrado, Jaqueline Carvalho Santos, Tiara Cristiana Pimentel dos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ewerton da Silva Quadrado, Jaqueline Carvalho Santos, Tiara Cristiana Pimentel dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eduardo Ferreira, Ewerton da Silva Quadrado, Jaqueline Carvalho Santos, Tiara Cristiana Pimentel dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos LGBTTIQ Currículo Escola Gênero Sexualidade. |
topic |
Alunos LGBTTIQ Currículo Escola Gênero Sexualidade. |
description |
As discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho tem por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa e descritiva sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, a garantia o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utilizada como base na estrutura desse artigo consiste em Seffner (2011, 2016, 2017), Louro (2002, 2009) e Ferreira e Quadrado (2018) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam e problematizam a necessidade de incluir alunos (as) através da abordagem dos temas transversais de gênero e sexualidade no currículo escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1314 10.23899/relacult.v5i4.1314 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1314 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1314/872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042491017953280 |