A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Lilian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/618
Resumo: A cultura consiste em uma complexa palavra presente em distintos espaços da sociedade contemporânea. Apreender a cultura como instrumento potencializador de consciência crítica nos permite pensar a função do intelectual orgânico frente a hegemonia da classe dominante. A sociedade contemporânea, recheada por processos hegemônicos que inibem a potencialidade revolucionária da classe trabalhadora, é campo que, a partir do referencial teórico gramsciano e marxista, tornar possível a construção desse trabalho. O desafio está na construção de estratégias para o alcance da consciência de uma classe “para si” – nas palavras de Gramsci – onde por intermédio da resistência e da ação coletiva uma nova sociedade é possível.
id CLAEC-1_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.IdentidadeCulturaIntelectual orgânicoHegemoniaA cultura consiste em uma complexa palavra presente em distintos espaços da sociedade contemporânea. Apreender a cultura como instrumento potencializador de consciência crítica nos permite pensar a função do intelectual orgânico frente a hegemonia da classe dominante. A sociedade contemporânea, recheada por processos hegemônicos que inibem a potencialidade revolucionária da classe trabalhadora, é campo que, a partir do referencial teórico gramsciano e marxista, tornar possível a construção desse trabalho. O desafio está na construção de estratégias para o alcance da consciência de uma classe “para si” – nas palavras de Gramsci – onde por intermédio da resistência e da ação coletiva uma nova sociedade é possível.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/61810.23899/relacult.v3i3.618RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/618/335Copyright (c) 2017 Lilian Mello, Rafaela Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, LilianRibeiro, Rafaela2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
title A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
spellingShingle A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
Mello, Lilian
Identidade
Cultura
Intelectual orgânico
Hegemonia
title_short A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
title_full A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
title_fullStr A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
title_full_unstemmed A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
title_sort A cultura é acessível a todos? A função do intelectual orgânico como forma de debelar a imposição da hegemonia da classe dominante.
author Mello, Lilian
author_facet Mello, Lilian
Ribeiro, Rafaela
author_role author
author2 Ribeiro, Rafaela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Lilian
Ribeiro, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Cultura
Intelectual orgânico
Hegemonia
topic Identidade
Cultura
Intelectual orgânico
Hegemonia
description A cultura consiste em uma complexa palavra presente em distintos espaços da sociedade contemporânea. Apreender a cultura como instrumento potencializador de consciência crítica nos permite pensar a função do intelectual orgânico frente a hegemonia da classe dominante. A sociedade contemporânea, recheada por processos hegemônicos que inibem a potencialidade revolucionária da classe trabalhadora, é campo que, a partir do referencial teórico gramsciano e marxista, tornar possível a construção desse trabalho. O desafio está na construção de estratégias para o alcance da consciência de uma classe “para si” – nas palavras de Gramsci – onde por intermédio da resistência e da ação coletiva uma nova sociedade é possível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/618
10.23899/relacult.v3i3.618
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/618
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/618/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Lilian Mello, Rafaela Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Lilian Mello, Rafaela Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489187139584