A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215 |
Resumo: | Pretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização. |
id |
CLAEC-1_f358ea0acd233c09bc8f91dd0864ba68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1215 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gêneroCulturaPretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/121510.23899/relacult.v5i4.1215RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215/832Copyright (c) 2019 Driele Luize Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Driele LuizeDa Luz, Juliana BrochadoMachado, Juliana Brandão2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1215Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
title |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
spellingShingle |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero Silva, Driele Luize Cultura |
title_short |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
title_full |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
title_fullStr |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
title_sort |
A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero |
author |
Silva, Driele Luize |
author_facet |
Silva, Driele Luize Da Luz, Juliana Brochado Machado, Juliana Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Da Luz, Juliana Brochado Machado, Juliana Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Driele Luize Da Luz, Juliana Brochado Machado, Juliana Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura |
topic |
Cultura |
description |
Pretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215 10.23899/relacult.v5i4.1215 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215/832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Driele Luize Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Driele Luize Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490592231424 |