Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1380 |
Resumo: | A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento. |
id |
RCAP_7104e56cc60429a4c486866ebc24de32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1380 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)…Escola refundadaParceria socioeducativaCultura aprendizagemAprender a aprenderProjeto curricularProfessor mediadorMobilização educativaInterdisciplinaridadeA interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento.Sociedade Portuguesa de Ciências da EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2012-07-27T07:58:39Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1380porMARTINS, Ernesto (2007) - Educação e Interdisciplinaridade: Laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… . In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Funchal: Atas. ISBN 978-989-8148-21-6. p. 166-180.978-989-8148-21-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:50.567126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
title |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
spellingShingle |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… Martins, Ernesto Candeias Escola refundada Parceria socioeducativa Cultura aprendizagem Aprender a aprender Projeto curricular Professor mediador Mobilização educativa Interdisciplinaridade |
title_short |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
title_full |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
title_fullStr |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
title_full_unstemmed |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
title_sort |
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola refundada Parceria socioeducativa Cultura aprendizagem Aprender a aprender Projeto curricular Professor mediador Mobilização educativa Interdisciplinaridade |
topic |
Escola refundada Parceria socioeducativa Cultura aprendizagem Aprender a aprender Projeto curricular Professor mediador Mobilização educativa Interdisciplinaridade |
description |
A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2012-07-27T07:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto (2007) - Educação e Interdisciplinaridade: Laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… . In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Funchal: Atas. ISBN 978-989-8148-21-6. p. 166-180. 978-989-8148-21-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130786896543744 |