Processos e práticas decoloniais na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/473 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre possíveis práticas decoloniais na formação de professores, especificamente no curso de Letras (Português – Literaturas). É na atuação com disciplinas de formação de professores que a importância desta reflexão vem à tona, pois é possível observar o quanto há sujeitos marcados pelo sistema de ensino da Pedagogia Tradicional, a famosa educação bancária, denominada por Paulo Freire, e o quanto os mesmos estão dispostos a reproduzir tal sistema de ensino, sem perceber outras possibilidades para uma prática docente mais significativa no sentido de formar cidadãos críticos e lúcidos. Não se trata aqui da recusa por um trabalho decolonial, mas, sim, da falta de experiência e vivência de situações de ensino-aprendizagem que levem a um distanciamento e enfraquecimento do instruir em oposição ao apreender na escola. Diante desta situação, é imprescindível, nas salas de aula das universidades, nos cursos de licenciaturas, discutir, refletir e apresentar ações pedagógicas que desvelem processos neocolonizadores educacionais e pensar novas práticas que contribuam para um movimento de resistência e ruptura a favor da decolonização da escolarização. |
id |
CLAEC-1_f9cc10e9c19a2503b3cfd90b72543579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos e práticas decoloniais na formação de professoresFormação de professorespráticas docentesdecolonização.O objetivo deste trabalho é refletir sobre possíveis práticas decoloniais na formação de professores, especificamente no curso de Letras (Português – Literaturas). É na atuação com disciplinas de formação de professores que a importância desta reflexão vem à tona, pois é possível observar o quanto há sujeitos marcados pelo sistema de ensino da Pedagogia Tradicional, a famosa educação bancária, denominada por Paulo Freire, e o quanto os mesmos estão dispostos a reproduzir tal sistema de ensino, sem perceber outras possibilidades para uma prática docente mais significativa no sentido de formar cidadãos críticos e lúcidos. Não se trata aqui da recusa por um trabalho decolonial, mas, sim, da falta de experiência e vivência de situações de ensino-aprendizagem que levem a um distanciamento e enfraquecimento do instruir em oposição ao apreender na escola. Diante desta situação, é imprescindível, nas salas de aula das universidades, nos cursos de licenciaturas, discutir, refletir e apresentar ações pedagógicas que desvelem processos neocolonizadores educacionais e pensar novas práticas que contribuam para um movimento de resistência e ruptura a favor da decolonização da escolarização.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/47310.23899/relacult.v3i3.473RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/473/244Copyright (c) 2018 Alessandra Fontes Carvalho da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Alessandra Fontes Carvalho da2019-05-06T01:38:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/473Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
title |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
spellingShingle |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da Formação de professores práticas docentes decolonização. |
title_short |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
title_full |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
title_fullStr |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
title_sort |
Processos e práticas decoloniais na formação de professores |
author |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da |
author_facet |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores práticas docentes decolonização. |
topic |
Formação de professores práticas docentes decolonização. |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre possíveis práticas decoloniais na formação de professores, especificamente no curso de Letras (Português – Literaturas). É na atuação com disciplinas de formação de professores que a importância desta reflexão vem à tona, pois é possível observar o quanto há sujeitos marcados pelo sistema de ensino da Pedagogia Tradicional, a famosa educação bancária, denominada por Paulo Freire, e o quanto os mesmos estão dispostos a reproduzir tal sistema de ensino, sem perceber outras possibilidades para uma prática docente mais significativa no sentido de formar cidadãos críticos e lúcidos. Não se trata aqui da recusa por um trabalho decolonial, mas, sim, da falta de experiência e vivência de situações de ensino-aprendizagem que levem a um distanciamento e enfraquecimento do instruir em oposição ao apreender na escola. Diante desta situação, é imprescindível, nas salas de aula das universidades, nos cursos de licenciaturas, discutir, refletir e apresentar ações pedagógicas que desvelem processos neocolonizadores educacionais e pensar novas práticas que contribuam para um movimento de resistência e ruptura a favor da decolonização da escolarização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/473 10.23899/relacult.v3i3.473 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/473 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/473/244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488761417728 |