Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ivete Brito e, 1984-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904
Resumo: Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima
id UNICAMP-30_27d69c362f1fbd212fe2830eb2515a28
oai_identifier_str oai::1387310
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraenseSense of ancestral belonging and pedagogical practices in narratives of teachers from the Amazon of paraensePertencimentoProfessores - AmazôniaDecolonizaçãoPrática pedagógicaAncestralidadeBelongingTeachers - AmazonianDecolonizationPedagogical practiceAncestryOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As narrativas de Professoras Amazônidas Paraenses que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica sobre Sentimento de Pertencimento Ancestral e as práticas pedagógicas constituem o objeto de pesquisa desta Tese de Doutorado, que tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como as narrativas das professoras expressam aspectos relacionados ao Sentimento de Pertencimento Ancestral Amazônico Paraense e como esses aspectos estão presentes nas práticas pedagógicas escolares? O objetivo principal da pesquisa é observar as relações entre Sentimento de Pertencimento Ancestral Amazônico Paraense e as Práticas Pedagógicas na Escola Pública, a partir de narrativas (auto)biográficas de professoras da Educação Básica, numa perspectiva decolonial, com a utilização do dispositivo metodológico entrevista-conversa. O referencial teórico-metodológico tem bases decoloniais e a pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica a partir de contribuições de autores como Santos (2020), Mignolo (2020), Maldonado-Torres (2007), Souza (2006), Bragança (2012), entre outros(as). O estudo entrelaça narrativas de três professoras da Educação Básica de escolas públicas da Amazônia Paraense, sendo uma delas a autora desta tese. Ao observar a relação entre Sentimento de Pertencimento Ancestral e as práticas pedagógicas, as narrativas mostram que existe uma coexistência com encontros e confrontos entre os conhecimentos da colonialidade, que aparecem com maior ênfase, e os conhecimentos ancestrais ou o Sentimento de Pertencimento Ancestral, que aparecem nos processos de subjetivação das professoras e reverberam nas práticas pedagógicas de forma sutil, amedrontado e às vezes silenciado. Por fim, as reflexões levantadas junto à perspectiva decolonial alertam para as referências formativas que educam para a colonialidade e chama atenção para a necessária significação da pedagogia, por justiça cognitiva, pelo direito de existir e manifestar o Sentimento de Pertencimento AncestralAbstract: The narratives of teachers born in the Pará part of the Amazon and who work in the Initial Years of Elementary Education in Basic Education on the Sense of Ancestral Belonging and pedagogical practices constitute the research focus of this doctoral thesis. The research problem is formulated with the following question: How do the narratives of the teachers express aspects related to the Amazonian Pará Ancestral Belonging and how are these aspects present in school pedagogical practices? The main objective of the research is to observe the relationships between Amazonian Pará Ancestral Belonging and Pedagogical Practices in Public Schools, based on (auto)biographical narratives of Basic Education teachers, from a decolonial perspective, using the methodological device of interview-conversation. The theoretical-methodological framework is based on decolonial foundations, and the narrative (auto)biographical research-formation draws on contributions from authors such as Santos (2020), Mignolo (2020), Maldonado-Torres (2007), Souza (2006), Bragança (2012), among others. The study interweaves narratives from three Basic Education teachers in public schools in the Pará Amazon region, with one of them being the author of this Thesis. When observing the relationship between Ancestral Belonging and pedagogical practices, the narratives show that there is a coexistence with encounters and confrontations between the knowledge of coloniality, which appears with greater emphasis, and ancestral knowledge or the Ancestral Belonging feeling, which emerges in the teachers’ processes of subjectivation and reverberates in pedagogical practices in a subtle, intimidated, and sometimes silenced manner. Finally, the reflections raised from a decolonial perspective highlight the formative references that educate for coloniality and draw attention to the necessary signification of pedagogy for cognitive justice, for the right to exist and express the Ancestral Belonging feelingAbertoDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Chaves, Silvia NogueiraRibeiro, Joyce Otânia SeixasPereira, Dulcineia de Fatima FerreiraMagro, Viviane Melo de MendonçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Ivete Brito e, 1984-20242024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1387310Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1387310porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-05T16:19:40Zoai::1387310Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-05T16:19:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
Sense of ancestral belonging and pedagogical practices in narratives of teachers from the Amazon of paraense
title Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
spellingShingle Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
Brito, Ivete Brito e, 1984-
Pertencimento
Professores - Amazônia
Decolonização
Prática pedagógica
Ancestralidade
Belonging
Teachers - Amazonian
Decolonization
Pedagogical practice
Ancestry
title_short Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
title_full Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
title_fullStr Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
title_full_unstemmed Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
title_sort Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense
author Brito, Ivete Brito e, 1984-
author_facet Brito, Ivete Brito e, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-
Chaves, Silvia Nogueira
Ribeiro, Joyce Otânia Seixas
Pereira, Dulcineia de Fatima Ferreira
Magro, Viviane Melo de Mendonça
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ivete Brito e, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Pertencimento
Professores - Amazônia
Decolonização
Prática pedagógica
Ancestralidade
Belonging
Teachers - Amazonian
Decolonization
Pedagogical practice
Ancestry
topic Pertencimento
Professores - Amazônia
Decolonização
Prática pedagógica
Ancestralidade
Belonging
Teachers - Amazonian
Decolonization
Pedagogical practice
Ancestry
description Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904
BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904
identifier_str_mv BRITO, Ivete Brito e. Sentimento de pertencimento ancestral e práticas pedagógicas em narrativas de professoras da Amazônia paraense. 2024. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17904. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1387310
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1387310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189198278688768