Projeto Arte na Escola: formação e mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Carmem Regina Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Senna, Nádia da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1251
Resumo: ResumoO Projeto Arte na Escola − Polo UFPel integra uma rede nacional com a missão de promover a formação continuada para o professor de artes que atua nas diferentes etapas do ensino, visando qualificar processos de aprendizagem com intenção de formar cidadãos mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Nosso compromisso compreende a formação em escala ampliada e inclusiva, o que implica em promover ações de formação para o público da região geoeducacional de Pelotas. Em nossa concepção arte é uma área de conhecimento, objeto do saber, fazer, perceber, refletir, criar, criticar, ou seja, opera com todas as dimensões da produção da obra de arte. Para dar conta dessas metas o projeto promove oficinas, cursos, mostras, jornadas de aprimoramento, encontros e ciclos de debates e seminários, que contemplam a diversidade das linguagens artísticas, bem como dimensões poéticas e educacionais. A linha metodológica é integradora, multidisciplinar e aberta às motivações e demandas dos grupos participantes, segundo concepções emergentes que percebem o processo artístico como experiência dinâmica, cognitiva, simbólica e coletiva. Palabras chaves: arte-educação; formação e mediação
id CLAEC-1_fa6ef2fdd210c2a01ced348aa5965170
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1251
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Projeto Arte na Escola: formação e mediaçãoarte-educaçãoformação e mediaçãoResumoO Projeto Arte na Escola − Polo UFPel integra uma rede nacional com a missão de promover a formação continuada para o professor de artes que atua nas diferentes etapas do ensino, visando qualificar processos de aprendizagem com intenção de formar cidadãos mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Nosso compromisso compreende a formação em escala ampliada e inclusiva, o que implica em promover ações de formação para o público da região geoeducacional de Pelotas. Em nossa concepção arte é uma área de conhecimento, objeto do saber, fazer, perceber, refletir, criar, criticar, ou seja, opera com todas as dimensões da produção da obra de arte. Para dar conta dessas metas o projeto promove oficinas, cursos, mostras, jornadas de aprimoramento, encontros e ciclos de debates e seminários, que contemplam a diversidade das linguagens artísticas, bem como dimensões poéticas e educacionais. A linha metodológica é integradora, multidisciplinar e aberta às motivações e demandas dos grupos participantes, segundo concepções emergentes que percebem o processo artístico como experiência dinâmica, cognitiva, simbólica e coletiva. Palabras chaves: arte-educação; formação e mediaçãoEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/125110.23899/relacult.v5i4.1251RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1251/808Copyright (c) 2019 Carmem Regina Silveira Nogueira, Nádia da Cruz Sennainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Carmem Regina SilveiraSenna, Nádia da Cruz2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1251Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Arte na Escola: formação e mediação
title Projeto Arte na Escola: formação e mediação
spellingShingle Projeto Arte na Escola: formação e mediação
Nogueira, Carmem Regina Silveira
arte-educação
formação e mediação
title_short Projeto Arte na Escola: formação e mediação
title_full Projeto Arte na Escola: formação e mediação
title_fullStr Projeto Arte na Escola: formação e mediação
title_full_unstemmed Projeto Arte na Escola: formação e mediação
title_sort Projeto Arte na Escola: formação e mediação
author Nogueira, Carmem Regina Silveira
author_facet Nogueira, Carmem Regina Silveira
Senna, Nádia da Cruz
author_role author
author2 Senna, Nádia da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Carmem Regina Silveira
Senna, Nádia da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv arte-educação
formação e mediação
topic arte-educação
formação e mediação
description ResumoO Projeto Arte na Escola − Polo UFPel integra uma rede nacional com a missão de promover a formação continuada para o professor de artes que atua nas diferentes etapas do ensino, visando qualificar processos de aprendizagem com intenção de formar cidadãos mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Nosso compromisso compreende a formação em escala ampliada e inclusiva, o que implica em promover ações de formação para o público da região geoeducacional de Pelotas. Em nossa concepção arte é uma área de conhecimento, objeto do saber, fazer, perceber, refletir, criar, criticar, ou seja, opera com todas as dimensões da produção da obra de arte. Para dar conta dessas metas o projeto promove oficinas, cursos, mostras, jornadas de aprimoramento, encontros e ciclos de debates e seminários, que contemplam a diversidade das linguagens artísticas, bem como dimensões poéticas e educacionais. A linha metodológica é integradora, multidisciplinar e aberta às motivações e demandas dos grupos participantes, segundo concepções emergentes que percebem o processo artístico como experiência dinâmica, cognitiva, simbólica e coletiva. Palabras chaves: arte-educação; formação e mediação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1251
10.23899/relacult.v5i4.1251
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1251
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1251/808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carmem Regina Silveira Nogueira, Nádia da Cruz Senna
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carmem Regina Silveira Nogueira, Nádia da Cruz Senna
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490626834432