Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Adriano Sempe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61773
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação.
id UFRGS-2_1e4a239768f7592e2b1637a4880bf010
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61773
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pedroso, Adriano SempeDella Costa, Rossana Perdomini2012-12-06T01:42:35Z2011http://hdl.handle.net/10183/61773000866644O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação.application/pdfporArteEducação não-formalMediaçãoMediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEstudos Culturais e os Currículos Contemporâneos na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000866644.pdf.txt000866644.pdf.txtExtracted Texttext/plain76953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/2/000866644.pdf.txt7ba5baf4457c2d302085b324efda1203MD52ORIGINAL000866644.pdf000866644.pdfTexto completoapplication/pdf1125399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/1/000866644.pdf32c3f3e9c4edfdff515440548e3cc8e5MD51THUMBNAIL000866644.pdf.jpg000866644.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/3/000866644.pdf.jpgd587ed22a07f103cd800f15148c83c64MD5310183/617732018-10-16 08:41:56.073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
title Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
spellingShingle Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
Pedroso, Adriano Sempe
Arte
Educação não-formal
Mediação
title_short Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
title_full Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
title_fullStr Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
title_full_unstemmed Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
title_sort Mediação e ensino da arte : problematizações a partir da experiência da Bienal do Mercosul
author Pedroso, Adriano Sempe
author_facet Pedroso, Adriano Sempe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Adriano Sempe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Costa, Rossana Perdomini
contributor_str_mv Della Costa, Rossana Perdomini
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação não-formal
Mediação
topic Arte
Educação não-formal
Mediação
description O presente trabalho tem por finalidade levantar questões acerca da noção de mediação e de sua repercussão enquanto prática de ensino não-formal em artes visuais, a partir da experiência da Bienal do Mercosul. Essas questões são analisadas tendo como referência principal o conceito de experiência de Jorge Larrosa. Também são abordados aspectos da competência metafórica da obra de arte (Bernd Fichtner); o conceito de apoio diretivo (a partir de obra de arte de Marcelo Scalzo); o conceito de cultura visual e sua vinculação aos Estudos da Cultura Visual (Fernando Hernández); e são utilizadas ainda outras obras de arte como forma de ilustração de alguns desses conceitos, bem como depoimentos de alunos que ajudam a situar a mediação no contexto educacional. O trabalho busca verificar como a mediação participa da educação em artes visuais (enquanto ensino não-formal), e refletir sobre o resultado das relações entre alunos e obras de arte, ou do público em geral e a produção artística, através da atuação da mediação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-06T01:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61773
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866644
url http://hdl.handle.net/10183/61773
identifier_str_mv 000866644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/2/000866644.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/1/000866644.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61773/3/000866644.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ba5baf4457c2d302085b324efda1203
32c3f3e9c4edfdff515440548e3cc8e5
d587ed22a07f103cd800f15148c83c64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224435818037248