A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cherobin, Fabiana Fátima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/910
Resumo: O artigo trata da Educação do Campo (EdC) e do processo de sua normatização como Política de Estado. Objetivamos compreender como se deu este processo e quais as alterações que ocorreram com a instituição da EdC como Política Pública. Concluímos que o conceito de EdC estava ligados as experiências de educação que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vinha realizando, cujo foco era o trabalho e o enfrentamento de classe, ao ser normatizada como política de Estado a proposta foi ressignificada e o trabalho foi gradativamente substituído por palavras e expressões menos conflituosas, aspectos que camuflam a realidade e ocultam a luta de classes que se expressa no campo e na cidade. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos do MEC do MST e das Conferências Nacionais de Educação do Campo.
id CLAEC-1_fd28788cb95dc46e0a141b818d02c1f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/910
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADOEducação do MSTPolítica de educação do campoEstadoO artigo trata da Educação do Campo (EdC) e do processo de sua normatização como Política de Estado. Objetivamos compreender como se deu este processo e quais as alterações que ocorreram com a instituição da EdC como Política Pública. Concluímos que o conceito de EdC estava ligados as experiências de educação que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vinha realizando, cujo foco era o trabalho e o enfrentamento de classe, ao ser normatizada como política de Estado a proposta foi ressignificada e o trabalho foi gradativamente substituído por palavras e expressões menos conflituosas, aspectos que camuflam a realidade e ocultam a luta de classes que se expressa no campo e na cidade. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos do MEC do MST e das Conferências Nacionais de Educação do Campo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91010.23899/relacult.v4i1.910RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/910/503Copyright (c) 2018 Fabiana Fátima Cherobininfo:eu-repo/semantics/openAccessCherobin, Fabiana Fátima2019-07-18T15:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/910Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
title A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
spellingShingle A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
Cherobin, Fabiana Fátima
Educação do MST
Política de educação do campo
Estado
title_short A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
title_full A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
title_fullStr A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
title_sort A EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUA NORMATIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
author Cherobin, Fabiana Fátima
author_facet Cherobin, Fabiana Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cherobin, Fabiana Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do MST
Política de educação do campo
Estado
topic Educação do MST
Política de educação do campo
Estado
description O artigo trata da Educação do Campo (EdC) e do processo de sua normatização como Política de Estado. Objetivamos compreender como se deu este processo e quais as alterações que ocorreram com a instituição da EdC como Política Pública. Concluímos que o conceito de EdC estava ligados as experiências de educação que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vinha realizando, cujo foco era o trabalho e o enfrentamento de classe, ao ser normatizada como política de Estado a proposta foi ressignificada e o trabalho foi gradativamente substituído por palavras e expressões menos conflituosas, aspectos que camuflam a realidade e ocultam a luta de classes que se expressa no campo e na cidade. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos do MEC do MST e das Conferências Nacionais de Educação do Campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/910
10.23899/relacult.v4i1.910
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/910
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i1.910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/910/503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Fabiana Fátima Cherobin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Fabiana Fátima Cherobin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489730301952