RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1149 |
Resumo: | Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016). Uma das plataformas que hospeda e possibilita a produção desses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetiva discorrer sobre um curso de espanhol produzido na plataforma ELO, visando como público-alvo estudantes dos anos finais do ensino médio ou dos anos inciais de cursos de graduação que tenham como ênfase o ensino e aprendizagem de língua espanhola. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. O curso produzido visa uma aprendizagem contextualizada, tendo como foco as regiões de fronteira, sobretudo a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco, articulando o processo de ensino e de aprendizagem de língua espanhola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por fim, o curso, além de discutir sobre cultura e identidade, insere os alunos no campo das TDIC e da EaD, promovendo uma forma não-linear de aprender em rede. |
id |
CLAEC-1_fe22d8833121cc059eb2e3f12404531b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1149 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCOREAELOEnsino de EspanholTDICFronteira.Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016). Uma das plataformas que hospeda e possibilita a produção desses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetiva discorrer sobre um curso de espanhol produzido na plataforma ELO, visando como público-alvo estudantes dos anos finais do ensino médio ou dos anos inciais de cursos de graduação que tenham como ênfase o ensino e aprendizagem de língua espanhola. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. O curso produzido visa uma aprendizagem contextualizada, tendo como foco as regiões de fronteira, sobretudo a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco, articulando o processo de ensino e de aprendizagem de língua espanhola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por fim, o curso, além de discutir sobre cultura e identidade, insere os alunos no campo das TDIC e da EaD, promovendo uma forma não-linear de aprender em rede.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/114910.23899/relacult.v5i4.1149RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1149/651Copyright (c) 2019 Renan Cardozo Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes da Silva, Renan Cardozo2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1149Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
title |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
spellingShingle |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO Gomes da Silva, Renan Cardozo REA ELO Ensino de Espanhol TDIC Fronteira. |
title_short |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
title_full |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
title_fullStr |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
title_full_unstemmed |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
title_sort |
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ATIVIDADES NÃO-LINEARES: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS BASEADAS NA FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO |
author |
Gomes da Silva, Renan Cardozo |
author_facet |
Gomes da Silva, Renan Cardozo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Renan Cardozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
REA ELO Ensino de Espanhol TDIC Fronteira. |
topic |
REA ELO Ensino de Espanhol TDIC Fronteira. |
description |
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016). Uma das plataformas que hospeda e possibilita a produção desses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este trabalho, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetiva discorrer sobre um curso de espanhol produzido na plataforma ELO, visando como público-alvo estudantes dos anos finais do ensino médio ou dos anos inciais de cursos de graduação que tenham como ênfase o ensino e aprendizagem de língua espanhola. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. O curso produzido visa uma aprendizagem contextualizada, tendo como foco as regiões de fronteira, sobretudo a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco, articulando o processo de ensino e de aprendizagem de língua espanhola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por fim, o curso, além de discutir sobre cultura e identidade, insere os alunos no campo das TDIC e da EaD, promovendo uma forma não-linear de aprender em rede. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1149 10.23899/relacult.v5i4.1149 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1149 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1149/651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Renan Cardozo Gomes da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Renan Cardozo Gomes da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490509393920 |