História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Histórica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338 |
Resumo: | O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. |
id |
CLIO-0_03602f298abf99e521207d9842dd5d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24338 |
network_acronym_str |
CLIO-0 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Histórica |
spelling |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias. O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Santos, Claudefranklin Monteiroda Silva, Severino Vicente2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338CLIO: Historical Research Journal; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO (Recife. Online); n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338/19722Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:40:10Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
spellingShingle |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. Santos, Claudefranklin Monteiro História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias. |
title_short |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_full |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_fullStr |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_full_unstemmed |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_sort |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
author |
Santos, Claudefranklin Monteiro |
author_facet |
Santos, Claudefranklin Monteiro da Silva, Severino Vicente |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Severino Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Claudefranklin Monteiro da Silva, Severino Vicente |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias. |
topic |
História; Educação; Norbert Elias. // History; Education; Norbert Elias. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. |
description |
O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24338/19722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 . https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 . https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal CLIO: Revista de Investigación Histórica CLIO (Recife. Online) |
publisher.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal CLIO: Revista de Investigación Histórica CLIO (Recife. Online) |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. CLIO (Recife. Online); n. 30.1: Janeiro-Junho de 2012. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. 2525-5649 0102-4736 reponame:Revista Pesquisa Histórica instname:Universidade Federal de Pernambuco instacron:CLIO |
reponame_str |
Revista Pesquisa Histórica |
collection |
Revista Pesquisa Histórica |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco |
instacron_str |
CLIO |
institution |
CLIO |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1648261845852618752 |