Para além dos laços sanguíneos! Redes familiares e de parentesco entre libertos da Costa d’África no Recife Oitocentista. // Beyond the blood ties! Family and kinship networks between freedmen of the Coast of Africa in Recife Oitocentista.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Histórica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24714 |
Resumo: | Um dos efeitos mais danosos do tráfico atlântico e do comércio cativo nas Américas para os africanos e seus descendentes, foi o dilaceramento de seus laços familiares. Para recuperar tamanho dano, as pessoas reconstruíam seus vínculos afetivos e comunitários, baseadas em vários aspectos: por terem sido embarcadas no mesmo porto e/ou no mesmo navio (malungos); por partilharem o mesmo senhor; por trazerem em suas trajetórias de cativeiro e de liberdade experiências semelhantes; ou ainda por manterem vivas suas lembranças com familiares e parentes na África. Neste artigo buscamos descrever a composição familiar e de parentescos de um grupo de libertos africanos cujas experiências sociais estão localizadas no Recife em meados do século XIX. Para seguir esses indivíduos utilizamos testamentos e inventários post-mortem, registros paroquiais e notas de tabelião. One of the most damaging effects of the slave trade and captive trade in the Americas for the Africans and their descendants, was the tearing apart of their family ties. To recover damages size, people rebuilt their emotional bonds and community, based on several aspects: to have been shipped in the same port and or on the same ship (malungos); because they share the same Lord; for bringing in their captivity and freedom similar experiences trajectories; or for keeping alive their memories with family and relatives in Africa. The article tries to describe the family and kinship composition of a group of African freedmen whose social experiences are located in Recife in the mid-nineteenth century. To follow these individuals use wills and post-mortem inventories, parishes records and notes of notary. |
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Para além dos laços sanguíneos! Redes familiares e de parentesco entre libertos da Costa d’África no Recife Oitocentista. // Beyond the blood ties! Family and kinship networks between freedmen of the Coast of Africa in Recife Oitocentista.Africanos libertos, Redes de parentescos, Recife. // Africans freed, Kindred, Recife.Um dos efeitos mais danosos do tráfico atlântico e do comércio cativo nas Américas para os africanos e seus descendentes, foi o dilaceramento de seus laços familiares. Para recuperar tamanho dano, as pessoas reconstruíam seus vínculos afetivos e comunitários, baseadas em vários aspectos: por terem sido embarcadas no mesmo porto e/ou no mesmo navio (malungos); por partilharem o mesmo senhor; por trazerem em suas trajetórias de cativeiro e de liberdade experiências semelhantes; ou ainda por manterem vivas suas lembranças com familiares e parentes na África. Neste artigo buscamos descrever a composição familiar e de parentescos de um grupo de libertos africanos cujas experiências sociais estão localizadas no Recife em meados do século XIX. Para seguir esses indivíduos utilizamos testamentos e inventários post-mortem, registros paroquiais e notas de tabelião. One of the most damaging effects of the slave trade and captive trade in the Americas for the Africans and their descendants, was the tearing apart of their family ties. To recover damages size, people rebuilt their emotional bonds and community, based on several aspects: to have been shipped in the same port and or on the same ship (malungos); because they share the same Lord; for bringing in their captivity and freedom similar experiences trajectories; or for keeping alive their memories with family and relatives in Africa. The article tries to describe the family and kinship composition of a group of African freedmen whose social experiences are located in Recife in the mid-nineteenth century. To follow these individuals use wills and post-mortem inventories, parishes records and notes of notary. CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Costa, Valéria Gomes2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24714CLIO: Historical Research Journal; n. 33.2: Julho-Dezembro de 2015. Dossiê: nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 2.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 33.2: Julho-Dezembro de 2015. Dossiê: nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 2.CLIO (Recife. Online); n. 33.2: Julho-Dezembro de 2015. Dossiê: nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 2.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24714/19989Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:38:52Zmail@mail.com - |
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Um dos efeitos mais danosos do tráfico atlântico e do comércio cativo nas Américas para os africanos e seus descendentes, foi o dilaceramento de seus laços familiares. Para recuperar tamanho dano, as pessoas reconstruíam seus vínculos afetivos e comunitários, baseadas em vários aspectos: por terem sido embarcadas no mesmo porto e/ou no mesmo navio (malungos); por partilharem o mesmo senhor; por trazerem em suas trajetórias de cativeiro e de liberdade experiências semelhantes; ou ainda por manterem vivas suas lembranças com familiares e parentes na África. Neste artigo buscamos descrever a composição familiar e de parentescos de um grupo de libertos africanos cujas experiências sociais estão localizadas no Recife em meados do século XIX. Para seguir esses indivíduos utilizamos testamentos e inventários post-mortem, registros paroquiais e notas de tabelião. One of the most damaging effects of the slave trade and captive trade in the Americas for the Africans and their descendants, was the tearing apart of their family ties. To recover damages size, people rebuilt their emotional bonds and community, based on several aspects: to have been shipped in the same port and or on the same ship (malungos); because they share the same Lord; for bringing in their captivity and freedom similar experiences trajectories; or for keeping alive their memories with family and relatives in Africa. The article tries to describe the family and kinship composition of a group of African freedmen whose social experiences are located in Recife in the mid-nineteenth century. To follow these individuals use wills and post-mortem inventories, parishes records and notes of notary. |
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