O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acioli Lopes, Gustavo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295
Resumo: O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco. Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
id CLIO-0_f3147e914ecced107a4d68c444ae30f1
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24295
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco. Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Acioli Lopes, Gustavo2012-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295CLIO: Historical Research Journal; n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.CLIO (Recife. Online); n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295/19699Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:39:42Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
title O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
spellingShingle O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
Acioli Lopes, Gustavo
title_short O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
title_full O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
title_fullStr O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
title_full_unstemmed O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
title_sort O SACO DE BATATAS COLONIAL? CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO CONCEITO DE CAMPESINATO NA HISTORIOGRAFIA DO BRASIL COLÔNIA.
author Acioli Lopes, Gustavo
author_facet Acioli Lopes, Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Acioli Lopes, Gustavo
dc.description.none.fl_txt_mv O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco. Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
description O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco. Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24295/19699
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
CLIO (Recife. Online); n. 29.1: Janeiro-Junho de 2011. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845375516672