O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acioli Lopes, Gustavo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295
Resumo: O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco.Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
id UFPE-3_1e21e24b53c7e4a51a9ac1098efdc088
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24295
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco.Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.Universidade Federal de Pernambuco2012-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295CLIO: Historical Research Journal; Vol. 29 No. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 29 Núm. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 29 n. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295/19699Copyright (c) 2018 .info:eu-repo/semantics/openAccessAcioli Lopes, Gustavo2023-12-13T18:39:38Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24295Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2023-12-13T18:39:38Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
title O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
spellingShingle O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
Acioli Lopes, Gustavo
title_short O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
title_full O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
title_fullStr O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
title_full_unstemmed O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
title_sort O saco de batatas colonial? Considerações sobre o uso do conceito de campesinato na historiografia do Brasil Colônia.
author Acioli Lopes, Gustavo
author_facet Acioli Lopes, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acioli Lopes, Gustavo
description O termo ou conceito campesinato tem se tornado corrente na historiografia sobre o Brasil colonial das duas últimas décadas, sobretudo no que se refere aos pequenos produtores. O artigo pretende discutir a adequação do conceito para caracterizar a produção em pequena escala no período colonial, lançando mão das principais referências teóricas, particularmente sociológicas. Para tanto, citamos alguns dos trabalhos mais relevantes da historiografia recente e aduzimos algumas informações a partir de nossa própria pesquisa sobre a produção de tabaco em Pernambuco.Palavras-chave: Campesinato; tabaco; Brasil colônia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24295/19699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 29 No. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 29 Núm. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 29 n. 1 (2011): Jan-Jun. Dossiê: História Colonial. Parte 1.
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240109143162880