O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ueber José de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lirio, Marcos Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043
Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar a política educacional no contexto da chamada Era Paulo Hartung (2003-2016), partindo da hipótese de que foi a partir dela que se adotou de forma mais sistemática e incisiva, no Espírito Santo, a concepção de gerenciamento do Estado pautada, sobretudo, pela lógica neoliberal, na qual os princípios de qualidade total e eficiência passaram a exercer um poder central sobre os rumos políticos e econômicos do Estado do Espírito Santo em termos de política educacional. Tal fenômeno ocorre em um contexto de forte hegemonia da concepção urbano-industrial, a qual busca atender a interesses ancorados na agenda da ONG ES em ação, organismo que congrega diversas empresas de grande porte e que controla a agenda política capixaba, impondo ao conjunto do Estado o seu projeto de desenvolvimento econômico e social. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a análise documental. O trabalho conclui que a política educacional do Governo Paulo Hartung, materializado no Programa Escola Viva, representa uma escalada rumo ao processo de privatização do sistema público de ensino do Espírito Santo e resulta de um processo antidemocrático, uma vez que não foi fruto de diálogo com a sociedade, mecanismo que consideramos mais adequado para a implementação de políticas públicas na área da educação.The purpose of this article is to analyze educational policy in the context of the so - called Era Paulo Hartung (2003-2016), starting from the hypothesis that it was from this that the conception of management was adopted in a more systematic and incisive way in. Of the state governed mainly by the neoliberal logic, in which the principles of total quality and efficiency came to exert a central power over the political and economic directions of the State of Espírito Santo in terms of educational policy. In order to reach the objectives proposed in this study, we used as documentary analysis methodology. The issue concludes that the educational policy of the Government Paulo Hartung, embodied in the Living School Program, represents an escalation of the process of privatization of the public education system of Espírito Santo and results from an undemocratic process, since it was not the result of a dialogue with society, which we consider to be more adequate for the implementation of public policies in the area of education
id CLIO-0_f4ec9f7e3bc4ccd26a4b640f806dd57c
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/25043
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).Política; Educação; Programa Escola Viva; Era Paulo Hartung. // Politics; Education; Living School Program; Era Paulo Hartung.O presente artigo tem como propósito analisar a política educacional no contexto da chamada Era Paulo Hartung (2003-2016), partindo da hipótese de que foi a partir dela que se adotou de forma mais sistemática e incisiva, no Espírito Santo, a concepção de gerenciamento do Estado pautada, sobretudo, pela lógica neoliberal, na qual os princípios de qualidade total e eficiência passaram a exercer um poder central sobre os rumos políticos e econômicos do Estado do Espírito Santo em termos de política educacional. Tal fenômeno ocorre em um contexto de forte hegemonia da concepção urbano-industrial, a qual busca atender a interesses ancorados na agenda da ONG ES em ação, organismo que congrega diversas empresas de grande porte e que controla a agenda política capixaba, impondo ao conjunto do Estado o seu projeto de desenvolvimento econômico e social. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a análise documental. O trabalho conclui que a política educacional do Governo Paulo Hartung, materializado no Programa Escola Viva, representa uma escalada rumo ao processo de privatização do sistema público de ensino do Espírito Santo e resulta de um processo antidemocrático, uma vez que não foi fruto de diálogo com a sociedade, mecanismo que consideramos mais adequado para a implementação de políticas públicas na área da educação.The purpose of this article is to analyze educational policy in the context of the so - called Era Paulo Hartung (2003-2016), starting from the hypothesis that it was from this that the conception of management was adopted in a more systematic and incisive way in. Of the state governed mainly by the neoliberal logic, in which the principles of total quality and efficiency came to exert a central power over the political and economic directions of the State of Espírito Santo in terms of educational policy. In order to reach the objectives proposed in this study, we used as documentary analysis methodology. The issue concludes that the educational policy of the Government Paulo Hartung, embodied in the Living School Program, represents an escalation of the process of privatization of the public education system of Espírito Santo and results from an undemocratic process, since it was not the result of a dialogue with society, which we consider to be more adequate for the implementation of public policies in the area of educationCLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Oliveira, Ueber José deLirio, Marcos Marcelo2017-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043CLIO: Historical Research Journal; n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-295CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-295CLIO (Recife. Online); n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-2952525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043/20283Estado do Espírito Santohistória contemporâneaPesquisa documental e bibliográficaDireitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:37:39Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
title O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
spellingShingle O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
Oliveira, Ueber José de
Política; Educação; Programa Escola Viva; Era Paulo Hartung. // Politics; Education; Living School Program; Era Paulo Hartung.
title_short O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
title_full O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
title_fullStr O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
title_full_unstemmed O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
title_sort O projeto escola viva: a política de educação neoliberal de Paulo Hartung, no Espírito Santo (2003-2016). // The living school project: the neoliberal education policy of Paulo Hartung, in Espírito Santo (2003-2016).
author Oliveira, Ueber José de
author_facet Oliveira, Ueber José de
Lirio, Marcos Marcelo
author_role author
author2 Lirio, Marcos Marcelo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ueber José de
Lirio, Marcos Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Política; Educação; Programa Escola Viva; Era Paulo Hartung. // Politics; Education; Living School Program; Era Paulo Hartung.
topic Política; Educação; Programa Escola Viva; Era Paulo Hartung. // Politics; Education; Living School Program; Era Paulo Hartung.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como propósito analisar a política educacional no contexto da chamada Era Paulo Hartung (2003-2016), partindo da hipótese de que foi a partir dela que se adotou de forma mais sistemática e incisiva, no Espírito Santo, a concepção de gerenciamento do Estado pautada, sobretudo, pela lógica neoliberal, na qual os princípios de qualidade total e eficiência passaram a exercer um poder central sobre os rumos políticos e econômicos do Estado do Espírito Santo em termos de política educacional. Tal fenômeno ocorre em um contexto de forte hegemonia da concepção urbano-industrial, a qual busca atender a interesses ancorados na agenda da ONG ES em ação, organismo que congrega diversas empresas de grande porte e que controla a agenda política capixaba, impondo ao conjunto do Estado o seu projeto de desenvolvimento econômico e social. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a análise documental. O trabalho conclui que a política educacional do Governo Paulo Hartung, materializado no Programa Escola Viva, representa uma escalada rumo ao processo de privatização do sistema público de ensino do Espírito Santo e resulta de um processo antidemocrático, uma vez que não foi fruto de diálogo com a sociedade, mecanismo que consideramos mais adequado para a implementação de políticas públicas na área da educação.The purpose of this article is to analyze educational policy in the context of the so - called Era Paulo Hartung (2003-2016), starting from the hypothesis that it was from this that the conception of management was adopted in a more systematic and incisive way in. Of the state governed mainly by the neoliberal logic, in which the principles of total quality and efficiency came to exert a central power over the political and economic directions of the State of Espírito Santo in terms of educational policy. In order to reach the objectives proposed in this study, we used as documentary analysis methodology. The issue concludes that the educational policy of the Government Paulo Hartung, embodied in the Living School Program, represents an escalation of the process of privatization of the public education system of Espírito Santo and results from an undemocratic process, since it was not the result of a dialogue with society, which we consider to be more adequate for the implementation of public policies in the area of education
description O presente artigo tem como propósito analisar a política educacional no contexto da chamada Era Paulo Hartung (2003-2016), partindo da hipótese de que foi a partir dela que se adotou de forma mais sistemática e incisiva, no Espírito Santo, a concepção de gerenciamento do Estado pautada, sobretudo, pela lógica neoliberal, na qual os princípios de qualidade total e eficiência passaram a exercer um poder central sobre os rumos políticos e econômicos do Estado do Espírito Santo em termos de política educacional. Tal fenômeno ocorre em um contexto de forte hegemonia da concepção urbano-industrial, a qual busca atender a interesses ancorados na agenda da ONG ES em ação, organismo que congrega diversas empresas de grande porte e que controla a agenda política capixaba, impondo ao conjunto do Estado o seu projeto de desenvolvimento econômico e social. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, utilizamos como metodologia a análise documental. O trabalho conclui que a política educacional do Governo Paulo Hartung, materializado no Programa Escola Viva, representa uma escalada rumo ao processo de privatização do sistema público de ensino do Espírito Santo e resulta de um processo antidemocrático, uma vez que não foi fruto de diálogo com a sociedade, mecanismo que consideramos mais adequado para a implementação de políticas públicas na área da educação.The purpose of this article is to analyze educational policy in the context of the so - called Era Paulo Hartung (2003-2016), starting from the hypothesis that it was from this that the conception of management was adopted in a more systematic and incisive way in. Of the state governed mainly by the neoliberal logic, in which the principles of total quality and efficiency came to exert a central power over the political and economic directions of the State of Espírito Santo in terms of educational policy. In order to reach the objectives proposed in this study, we used as documentary analysis methodology. The issue concludes that the educational policy of the Government Paulo Hartung, embodied in the Living School Program, represents an escalation of the process of privatization of the public education system of Espírito Santo and results from an undemocratic process, since it was not the result of a dialogue with society, which we consider to be more adequate for the implementation of public policies in the area of education
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/25043/20283
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Estado do Espírito Santo
história contemporânea
Pesquisa documental e bibliográfica
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-295
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-295
CLIO (Recife. Online); n. 35.1: Janeiro-Junho de 2017. Dossiê: as questões socialmente vivas e a produção historiográfica.; 273-295
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261843417825280