Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1782 |
Resumo: | No contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão. |
id |
CNTE-1_05ce8a97487f460d7d7a784817a61284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1782 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educaçãoFormação continuadaPlano Municipal de EducaçãoEducação infantilPlano Nacional de EducaçãoNo contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão.CNTE2023-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/178210.22420/rde.v17i38.1782Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica2238-439110.22420/rde.v17i38reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1782/1195Vieira, Maria Nilceia de AndradeCôco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T20:45:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1782Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-09-22T20:45:11Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
title |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
spellingShingle |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação Vieira, Maria Nilceia de Andrade Formação continuada Plano Municipal de Educação Educação infantil Plano Nacional de Educação |
title_short |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
title_full |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
title_fullStr |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
title_sort |
Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação |
author |
Vieira, Maria Nilceia de Andrade |
author_facet |
Vieira, Maria Nilceia de Andrade Côco, Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Côco, Valdete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Nilceia de Andrade Côco, Valdete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Plano Municipal de Educação Educação infantil Plano Nacional de Educação |
topic |
Formação continuada Plano Municipal de Educação Educação infantil Plano Nacional de Educação |
description |
No contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1782 10.22420/rde.v17i38.1782 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1782 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v17i38.1782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1782/1195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 17 n. 38 (2023): Valorização de funcionários e funcionárias da educação básica 2238-4391 10.22420/rde.v17i38 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340562796544 |