Valorização e formação continuada de professores: um estudo no âmbito dos PMEs dos municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desordi, Karoline Nicknig
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1809
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo averiguar de que forma a valorização dos professores e a formação continuada dos mesmos são tratadas nos Planos Municipais de Educação dos municípios da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, no norte do Rio Grande do sul. Sendo assim, fez-se necessário fazer apontamentos acerca dos conceitos e finalidades da formação continuada; entender o que é o PNE quais são suas metas; e estudar os PMEs dos 32 munícipios que compõem a AMAU. Por meio de uma abordagem exploratória e documental, foi possível observar que todos os PMEs trazem a formação continuada do professor como uma das metas principais para a valorização do docente, mas nem todos deixam claro sua autonomia com relação às estratégias a serem desenvolvidas para garantir tal valorização; nem todos os municípios explicitaram em números a intenção de formação de seus professores, porém alguns pretendem ter um quadro docente de 90% de profissionais especializados; todos os PNEs garantem o pagamento mínimo do piso salarial aos professores, mas apenas alguns expõem a garantia de ofertar licenças remuneradas aos mesmos, a fim de fazem uma especialização; todos os municípios asseguram a estrutura física da escola, mas só alguns falam da importância de munir o professor com tecnologias para melhor desenvolver suas aulas e tarefas do magistério.
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spelling Pagliarin, Lidiane Limana PuiatiSantos, Almir Paulo dosPagliarin, Lidiane Limana PuiatiSantos, Almir Paulo dosBukowski, ChaianeBonez, JulianeDesordi, Karoline Nicknig2017-12-132018-03-14T11:01:40Z2018-03-14T11:01:40Z2018-01-04https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1809O presente trabalho tem por objetivo averiguar de que forma a valorização dos professores e a formação continuada dos mesmos são tratadas nos Planos Municipais de Educação dos municípios da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, no norte do Rio Grande do sul. Sendo assim, fez-se necessário fazer apontamentos acerca dos conceitos e finalidades da formação continuada; entender o que é o PNE quais são suas metas; e estudar os PMEs dos 32 munícipios que compõem a AMAU. Por meio de uma abordagem exploratória e documental, foi possível observar que todos os PMEs trazem a formação continuada do professor como uma das metas principais para a valorização do docente, mas nem todos deixam claro sua autonomia com relação às estratégias a serem desenvolvidas para garantir tal valorização; nem todos os municípios explicitaram em números a intenção de formação de seus professores, porém alguns pretendem ter um quadro docente de 90% de profissionais especializados; todos os PNEs garantem o pagamento mínimo do piso salarial aos professores, mas apenas alguns expõem a garantia de ofertar licenças remuneradas aos mesmos, a fim de fazem uma especialização; todos os municípios asseguram a estrutura física da escola, mas só alguns falam da importância de munir o professor com tecnologias para melhor desenvolver suas aulas e tarefas do magistério.The aim of this study is to investigate how the valorization of teachers and their continuing education are addressed in the Municipal Education Plans of the municipalities of AMAU, in the north of Rio Grande do Sul. Thus, it was necessary to make notes about the concepts and purposes of continuing education; understand what the PNE is what its goals are; and to study the PMEs of the 32 municipalities that make up the AMAU - Association of Municipalities of Alto Uruguai. Through an exploratory and documentary approach, it was possible to observe that all PMEs bring continuing teacher education as one of the main goals for teacher appreciation, but not everyone makes clear their autonomy with regard to the strategies to be developed to guarantee such valuation; not all municipalities have explained figures about the intention to train their teachers, but some intend to have a teaching staff of 90% specialized professionals; all PMEs guarantee the minimum wage payment to teachers, but only a few expose the guarantee to offer paid leave to them, in order to do a specialization; all the municipalities ensure the physical structure of the school, but only a few speak of the importance of equipping the teacher with technologies to better develop their classes and teaching tasks.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-08T12:09:34Z No. of bitstreams: 1 DESORDI.pdf: 984700 bytes, checksum: d18edd2b0e8b673ffeda951e34e0c695 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:01:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DESORDI.pdf: 984700 bytes, checksum: d18edd2b0e8b673ffeda951e34e0c695 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-14T11:01:40Z (GMT). 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