O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracindo, Regina Vinhaes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a gestão democrática do ensino, como possibilidade de democratização da prática social da educação, tornando a escola um espaço de exercício democrático. Nesse sentido, cabe delimitar o referencial de gestão democrática que dá suporte às reflexões; indicar as novas exigências e práticas decorrentes dessa forma de compreender a gestão escolar; e analisar o novo perfil e a nova formação que se configuram para o gestor escolar, nesse contexto.Palavras-chave: Gestão democrática. Gestor escolar. Formação dos profissionais da educação.
id CNTE-1_0841f47de8a99fb7b14ff0722eeb7379
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/107
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formaçãoO presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a gestão democrática do ensino, como possibilidade de democratização da prática social da educação, tornando a escola um espaço de exercício democrático. Nesse sentido, cabe delimitar o referencial de gestão democrática que dá suporte às reflexões; indicar as novas exigências e práticas decorrentes dessa forma de compreender a gestão escolar; e analisar o novo perfil e a nova formação que se configuram para o gestor escolar, nesse contexto.Palavras-chave: Gestão democrática. Gestor escolar. Formação dos profissionais da educação.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/10710.22420/rde.v3i4.107Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107/296Gracindo, Regina Vinhaesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.362679Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
title O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
spellingShingle O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
Gracindo, Regina Vinhaes
title_short O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
title_full O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
title_fullStr O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
title_full_unstemmed O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
title_sort O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigencias, práticas, perfil e formação
author Gracindo, Regina Vinhaes
author_facet Gracindo, Regina Vinhaes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracindo, Regina Vinhaes
description O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a gestão democrática do ensino, como possibilidade de democratização da prática social da educação, tornando a escola um espaço de exercício democrático. Nesse sentido, cabe delimitar o referencial de gestão democrática que dá suporte às reflexões; indicar as novas exigências e práticas decorrentes dessa forma de compreender a gestão escolar; e analisar o novo perfil e a nova formação que se configuram para o gestor escolar, nesse contexto.Palavras-chave: Gestão democrática. Gestor escolar. Formação dos profissionais da educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107
10.22420/rde.v3i4.107
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i4.107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107/296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica
2238-4391
10.22420/rde.v3i4
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341195087872