A formação do gestor: habilidades para a prática democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boyadjian, Natali
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28997
Resumo: Essa pesquisa visa proporcionar uma reflexão e discussão em torno da análise do discurso do gestor escolar a sua percepção da prática democrática e das competências e habilidades para tal. Para a fundamentação teórica alguns autores foram utilizados, entre eles, Lück, Libâneo, Santos e Hessel. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários (quadro) com o dois gestores de duas diferentes escolas municipais, situadas na zona norte da cidade de São Paulo, enfocando sua formação e sua prática gestora. Também, nestas mesmas escolas, foram feitas observações no decorrer de alguns dias para que a rotina da unidade escolar fosse acompanhada. Para a análise dos dados foram considerados a observação, o questionário (quadro) e as entrevistas com os gestores. Um plano de intervenção educacional foi proposto a partir de um diagnóstico onde foi considerado um rol de habilidades e competências do gestor, no qual os sujeitos desta pesquisa avaliaram-se com relação à necessidade de formação. Este plano constitui-se na criação de um workshop voltado para suprir as necessidades de formação apresentadas pelos dois gestores. Nesta pesquisa chegamos à conclusão de que a formação continuada é importante para que o profissional esteja sempre se recolocando frente aos novos desafios
id PUC_SP-1_98a650175a872565154355871a6b26d8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28997
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hessel, Ana Maria Di GradoBoyadjian, Natali2022-10-18T17:42:38Z2022-10-18T17:42:38Z2007-11-27Boyadjian, Natali. A formação do gestor: habilidades para a prática democrática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28997Essa pesquisa visa proporcionar uma reflexão e discussão em torno da análise do discurso do gestor escolar a sua percepção da prática democrática e das competências e habilidades para tal. Para a fundamentação teórica alguns autores foram utilizados, entre eles, Lück, Libâneo, Santos e Hessel. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários (quadro) com o dois gestores de duas diferentes escolas municipais, situadas na zona norte da cidade de São Paulo, enfocando sua formação e sua prática gestora. Também, nestas mesmas escolas, foram feitas observações no decorrer de alguns dias para que a rotina da unidade escolar fosse acompanhada. Para a análise dos dados foram considerados a observação, o questionário (quadro) e as entrevistas com os gestores. Um plano de intervenção educacional foi proposto a partir de um diagnóstico onde foi considerado um rol de habilidades e competências do gestor, no qual os sujeitos desta pesquisa avaliaram-se com relação à necessidade de formação. Este plano constitui-se na criação de um workshop voltado para suprir as necessidades de formação apresentadas pelos dois gestores. Nesta pesquisa chegamos à conclusão de que a formação continuada é importante para que o profissional esteja sempre se recolocando frente aos novos desafiosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de gestoresGestão escolarGestão democráticaA formação do gestor: habilidades para a prática democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALNatali Boyadjian - TCC.pdfapplication/pdf148971https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/1/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf58976d8b8182a2b0bdda79b339b80ab4MD51TEXTNatali Boyadjian - TCC.pdf.txtNatali Boyadjian - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain69152https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/2/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf.txt358566ddc81c997c7bb9f91f9bf7ffe8MD52THUMBNAILNatali Boyadjian - TCC.pdf.jpgNatali Boyadjian - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/3/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf.jpga45f6603332a714f4a44da05cd8660e6MD53handle/289972022-10-19 01:03:11.393oai:repositorio.pucsp.br:handle/28997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:03:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
title A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
spellingShingle A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
Boyadjian, Natali
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de gestores
Gestão escolar
Gestão democrática
title_short A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
title_full A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
title_fullStr A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
title_full_unstemmed A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
title_sort A formação do gestor: habilidades para a prática democrática
author Boyadjian, Natali
author_facet Boyadjian, Natali
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.contributor.author.fl_str_mv Boyadjian, Natali
contributor_str_mv Hessel, Ana Maria Di Grado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de gestores
Gestão escolar
Gestão democrática
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de gestores
Gestão escolar
Gestão democrática
description Essa pesquisa visa proporcionar uma reflexão e discussão em torno da análise do discurso do gestor escolar a sua percepção da prática democrática e das competências e habilidades para tal. Para a fundamentação teórica alguns autores foram utilizados, entre eles, Lück, Libâneo, Santos e Hessel. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários (quadro) com o dois gestores de duas diferentes escolas municipais, situadas na zona norte da cidade de São Paulo, enfocando sua formação e sua prática gestora. Também, nestas mesmas escolas, foram feitas observações no decorrer de alguns dias para que a rotina da unidade escolar fosse acompanhada. Para a análise dos dados foram considerados a observação, o questionário (quadro) e as entrevistas com os gestores. Um plano de intervenção educacional foi proposto a partir de um diagnóstico onde foi considerado um rol de habilidades e competências do gestor, no qual os sujeitos desta pesquisa avaliaram-se com relação à necessidade de formação. Este plano constitui-se na criação de um workshop voltado para suprir as necessidades de formação apresentadas pelos dois gestores. Nesta pesquisa chegamos à conclusão de que a formação continuada é importante para que o profissional esteja sempre se recolocando frente aos novos desafios
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Boyadjian, Natali. A formação do gestor: habilidades para a prática democrática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28997
identifier_str_mv Boyadjian, Natali. A formação do gestor: habilidades para a prática democrática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/1/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/2/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28997/3/Natali%20Boyadjian%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58976d8b8182a2b0bdda79b339b80ab4
358566ddc81c997c7bb9f91f9bf7ffe8
a45f6603332a714f4a44da05cd8660e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796151660052480