Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o contexto atual da educação de jovens e adultos (EJA), no que concerne à formação de professores. Toma como referência a reconceituação da EJA na última década, em especial a partir da Lei 9394/96, que busca superar o seu caráter de suplência e reafirmá-la como direito e modalidade da educação básica. Partindo do novo conceito, discute os limites ainda existentes no campo da formação inicial e continuada de professores para a EJA. Finaliza, apresentando movimentos importantes, de parte do Estado e da sociedade civil, que na atualidade buscam contribuir para o avanço da formação de professores para EJA como um componente de política pública. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Formação de professores. Política pública. EJA. |
id |
CNTE-1_0bfaccd09e3bb43d8a4ba0035974151b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/133 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudançaO presente artigo apresenta o contexto atual da educação de jovens e adultos (EJA), no que concerne à formação de professores. Toma como referência a reconceituação da EJA na última década, em especial a partir da Lei 9394/96, que busca superar o seu caráter de suplência e reafirmá-la como direito e modalidade da educação básica. Partindo do novo conceito, discute os limites ainda existentes no campo da formação inicial e continuada de professores para a EJA. Finaliza, apresentando movimentos importantes, de parte do Estado e da sociedade civil, que na atualidade buscam contribuir para o avanço da formação de professores para EJA como um componente de política pública. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Formação de professores. Política pública. EJA.CNTE2012-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/13310.22420/rde.v2i2/3.133Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas2238-439110.22420/rde.v2i2/3reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133/235Machado, Maria Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T03:19:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/133Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:18.766833Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
title |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
spellingShingle |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança Machado, Maria Margarida |
title_short |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
title_full |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
title_fullStr |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
title_sort |
Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança |
author |
Machado, Maria Margarida |
author_facet |
Machado, Maria Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Margarida |
description |
O presente artigo apresenta o contexto atual da educação de jovens e adultos (EJA), no que concerne à formação de professores. Toma como referência a reconceituação da EJA na última década, em especial a partir da Lei 9394/96, que busca superar o seu caráter de suplência e reafirmá-la como direito e modalidade da educação básica. Partindo do novo conceito, discute os limites ainda existentes no campo da formação inicial e continuada de professores para a EJA. Finaliza, apresentando movimentos importantes, de parte do Estado e da sociedade civil, que na atualidade buscam contribuir para o avanço da formação de professores para EJA como um componente de política pública. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Formação de professores. Política pública. EJA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133 10.22420/rde.v2i2/3.133 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v2i2/3.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133/235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 2 n. 2/3 (2008): Formação de Professores impasses e perspectivas 2238-4391 10.22420/rde.v2i2/3 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890341223399424 |