Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Dante Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/446
Resumo: O texto, baseado em análise documental e revisãobibliográfica, discute as relações entre a educação básica– com ênfase no ensino médio – e a educação profissional noâmbito do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovadopela Lei nº 13.005, de 2014. Nesse sentido, faz-se umasíntese histórica da evolução da oferta do ensino médio eda educação profissional, delineia-se o quadro atual dessasesferas educacionais e discutem-se metas e estratégias doPNE com elas relacionadas. Conclui-se que as metas analisadassão legítimas e necessárias, mas que algumas estratégiassinalizam para a transferência de recursos públicos para ainiciativa privada e fortalecem uma concepção de formaçãohumana que se subordina aos interesses do mercado.
id CNTE-1_0f9f2f50adf2c8b90be494937efc24a5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/446
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradiçõesO texto, baseado em análise documental e revisãobibliográfica, discute as relações entre a educação básica– com ênfase no ensino médio – e a educação profissional noâmbito do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovadopela Lei nº 13.005, de 2014. Nesse sentido, faz-se umasíntese histórica da evolução da oferta do ensino médio eda educação profissional, delineia-se o quadro atual dessasesferas educacionais e discutem-se metas e estratégias doPNE com elas relacionadas. Conclui-se que as metas analisadassão legítimas e necessárias, mas que algumas estratégiassinalizam para a transferência de recursos públicos para ainiciativa privada e fortalecem uma concepção de formaçãohumana que se subordina aos interesses do mercado.CNTE2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44610.22420/rde.v8i15.446Retratos da Escola; v. 8 n. 15 (2014): PNE 2014-2024:desafios para a Educacao Brasileira; 353-3682238-4391reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/446/577Moura, Dante Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-07T16:44:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/446Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-07-07T16:44:54Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
title Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
spellingShingle Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
Moura, Dante Henrique
title_short Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
title_full Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
title_fullStr Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
title_full_unstemmed Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
title_sort Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições
author Moura, Dante Henrique
author_facet Moura, Dante Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
description O texto, baseado em análise documental e revisãobibliográfica, discute as relações entre a educação básica– com ênfase no ensino médio – e a educação profissional noâmbito do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovadopela Lei nº 13.005, de 2014. Nesse sentido, faz-se umasíntese histórica da evolução da oferta do ensino médio eda educação profissional, delineia-se o quadro atual dessasesferas educacionais e discutem-se metas e estratégias doPNE com elas relacionadas. Conclui-se que as metas analisadassão legítimas e necessárias, mas que algumas estratégiassinalizam para a transferência de recursos públicos para ainiciativa privada e fortalecem uma concepção de formaçãohumana que se subordina aos interesses do mercado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/446
10.22420/rde.v8i15.446
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/446
identifier_str_mv 10.22420/rde.v8i15.446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/446/577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 8 n. 15 (2014): PNE 2014-2024:desafios para a Educacao Brasileira; 353-368
2238-4391
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340451647488