Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Vieira, Daniele
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Peixoto Vieira, Emilia, de Lourdes Almeida Leal, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1911
Resumo: Esta Seção Temática apresenta o tema Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo, enquanto campo de estudos que almeja produzir conhecimento sobre sujeitos/as, direitos e modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país, evidenciando questões atuais que os atravessam; e levar adiante o processo de construção da agenda política e conceitual para a Educação Infantil do e no Campo, iniciada pelo Grupo de Trabalho instituído em 2010 e continuada pela primeira pesquisa nacional, entre 2011-2012. A pesquisa aprofundará questões colocadas no enfrentamento desse contexto, considerando aspectos históricos, políticos, pedagógicos, além da interlocução entre Grupos de Pesquisa que investigam as infâncias e os direitos das crianças do campo, ribeirinhas, quilombolas, das águas e das florestas à Educação Infantil como dever do Estado.
id CNTE-1_2467075bf605eea0cb524ccbde03a12e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1911
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo: InfânciasCriançasEducação Infantil do e no CampoPolíticas EducacionaisInfancianiñoseducación infantil de y en el campopolíticas educativasChildhoodschildrenEarly Childhood Education of and in the Countrysideeducational policiesEsta Seção Temática apresenta o tema Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo, enquanto campo de estudos que almeja produzir conhecimento sobre sujeitos/as, direitos e modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país, evidenciando questões atuais que os atravessam; e levar adiante o processo de construção da agenda política e conceitual para a Educação Infantil do e no Campo, iniciada pelo Grupo de Trabalho instituído em 2010 e continuada pela primeira pesquisa nacional, entre 2011-2012. A pesquisa aprofundará questões colocadas no enfrentamento desse contexto, considerando aspectos históricos, políticos, pedagógicos, além da interlocução entre Grupos de Pesquisa que investigam as infâncias e os direitos das crianças do campo, ribeirinhas, quilombolas, das águas e das florestas à Educação Infantil como dever do Estado.CNTE2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/191110.22420/rde.v17i39.1911Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas2238-439110.22420/rde.v17i39reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1911/1218Marques Vieira, DanielePeixoto Vieira, Emiliade Lourdes Almeida Leal, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T19:48:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1911Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-12-29T19:48:37Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
title Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
spellingShingle Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
Marques Vieira, Daniele
Infâncias
Crianças
Educação Infantil do e no Campo
Políticas Educacionais
Infancia
niños
educación infantil de y en el campo
políticas educativas
Childhoods
children
Early Childhood Education of and in the Countryside
educational policies
title_short Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
title_full Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
title_fullStr Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
title_full_unstemmed Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
title_sort Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo:
author Marques Vieira, Daniele
author_facet Marques Vieira, Daniele
Peixoto Vieira, Emilia
de Lourdes Almeida Leal, Fernanda
author_role author
author2 Peixoto Vieira, Emilia
de Lourdes Almeida Leal, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Vieira, Daniele
Peixoto Vieira, Emilia
de Lourdes Almeida Leal, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias
Crianças
Educação Infantil do e no Campo
Políticas Educacionais
Infancia
niños
educación infantil de y en el campo
políticas educativas
Childhoods
children
Early Childhood Education of and in the Countryside
educational policies
topic Infâncias
Crianças
Educação Infantil do e no Campo
Políticas Educacionais
Infancia
niños
educación infantil de y en el campo
políticas educativas
Childhoods
children
Early Childhood Education of and in the Countryside
educational policies
description Esta Seção Temática apresenta o tema Infâncias, Crianças e Educação Infantil do e no Campo, enquanto campo de estudos que almeja produzir conhecimento sobre sujeitos/as, direitos e modos de vida de crianças que residem nos territórios rurais do país, evidenciando questões atuais que os atravessam; e levar adiante o processo de construção da agenda política e conceitual para a Educação Infantil do e no Campo, iniciada pelo Grupo de Trabalho instituído em 2010 e continuada pela primeira pesquisa nacional, entre 2011-2012. A pesquisa aprofundará questões colocadas no enfrentamento desse contexto, considerando aspectos históricos, políticos, pedagógicos, além da interlocução entre Grupos de Pesquisa que investigam as infâncias e os direitos das crianças do campo, ribeirinhas, quilombolas, das águas e das florestas à Educação Infantil como dever do Estado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1911
10.22420/rde.v17i39.1911
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1911
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i39.1911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1911/1218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas
2238-4391
10.22420/rde.v17i39
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340838572032