Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marina Lara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bataglia, Patrícia Unger Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.
id CNTE-1_30df9a348344a24a268ad5d1a2654f8e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1298
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento Moral no Ambiente EscolarAutonomia MoralAutoritarismoDesenvolvimento MoralPiagetEsta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129810.22420/rde.v16i35.1298Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 549-5702238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298/1122Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marina LaraBataglia, Patrícia Unger Raphael2022-09-17T19:31:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1298Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.650858Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
spellingShingle Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
Rodrigues, Marina Lara
Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
title_short Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_full Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_fullStr Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_sort Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
author Rodrigues, Marina Lara
author_facet Rodrigues, Marina Lara
Bataglia, Patrícia Unger Raphael
author_role author
author2 Bataglia, Patrícia Unger Raphael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marina Lara
Bataglia, Patrícia Unger Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
topic Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
description Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
10.22420/rde.v16i35.1298
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i35.1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298/1122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 549-570
2238-4391
10.22420/rde.v16i35
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343263928321