Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marina Lara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bataglia, Patrícia Unger Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
DOI: 10.22420/rde.v16i35.1298
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.
id CNTE-1_30df9a348344a24a268ad5d1a2654f8e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1298
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
spelling Desenvolvimento Moral no Ambiente EscolarAutonomia MoralAutoritarismoDesenvolvimento MoralPiagetEsta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129810.22420/rde.v16i35.1298Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 549-5702238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298/1122Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marina LaraBataglia, Patrícia Unger Raphael2022-09-17T19:31:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1298Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.650858Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
spellingShingle Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
Rodrigues, Marina Lara
Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
Rodrigues, Marina Lara
Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
title_short Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_full Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_fullStr Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
title_sort Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar
author Rodrigues, Marina Lara
author_facet Rodrigues, Marina Lara
Rodrigues, Marina Lara
Bataglia, Patrícia Unger Raphael
Bataglia, Patrícia Unger Raphael
author_role author
author2 Bataglia, Patrícia Unger Raphael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marina Lara
Bataglia, Patrícia Unger Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
topic Autonomia Moral
Autoritarismo
Desenvolvimento Moral
Piaget
description Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura referente ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes no ambiente escolar. Foram exploradas as produções científicas brasileiras entre 2010 e 2020, com base nos conceitos de respeito unilateral e mútuo; relações de coação e cooperação; autonomia e heteronomia; e ambiente sociomoral cooperativo. A busca de referências nas bases SciELO e Periódicos CAPES utilizando os termos desenvolvimento moral, autoritarismo e ambiente escolar apontou 308 pesquisas e o número final de 16 referências empregadas na revisão crítica. A análise gerou: i) caracterização quantitativa da produção; ii) categorização qualitativa das referências; iii) identificação das áreas incipientes e potenciais de pesquisa, sugerindo que a presença do autoritarismo no ambiente escolar afeta significativamente o desenvolvimento moral dos/as alunos/as, bem como o comportamento de professores/as e gestores/as. Também foi observado o desejo de maior participação por parte dos/as alunos/as na construção de normas e regras, indicando uma demanda pela transição da heteronomia para a autonomia moral nos ambientes escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
10.22420/rde.v16i35.1298
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i35.1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1298/1122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 549-570
2238-4391
10.22420/rde.v16i35
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1822179473826512897
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22420/rde.v16i35.1298