Educação infantil: políticas e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Roselane Fátima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/7
Resumo: Nosso objetivo é discutir a identidade da educação infantil, considerando sua institucionalização como a primeira etapa da educação básica. Este é um processo tensionado por suas origens históricas e pelas contradições do tempo presente e as proposições governamentais visando a políticas socioeducativas do tipo compensatório para a creche e a implementação da obrigatoriedade da pré-escola podem produzir mudanças nas funções da educação infantil, tal como propostas na legislação, o que poderia também trazer novos contornos à sua própria identidade. Palavras-chave:    Educação infantil. Identidade da educação infantil. Especificidade da educação infantil.
id CNTE-1_3521cfe2ed7b37caf6a05fc780175010
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/7
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Educação infantil: políticas e identidadeNosso objetivo é discutir a identidade da educação infantil, considerando sua institucionalização como a primeira etapa da educação básica. Este é um processo tensionado por suas origens históricas e pelas contradições do tempo presente e as proposições governamentais visando a políticas socioeducativas do tipo compensatório para a creche e a implementação da obrigatoriedade da pré-escola podem produzir mudanças nas funções da educação infantil, tal como propostas na legislação, o que poderia também trazer novos contornos à sua própria identidade. Palavras-chave:    Educação infantil. Identidade da educação infantil. Especificidade da educação infantil.CNTE2012-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/710.22420/rde.v5i9.7Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 27-412238-439110.22420/rde.v5i9reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/7/171Campos, Roselane Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:38:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/7Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:12.707442Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: políticas e identidade
title Educação infantil: políticas e identidade
spellingShingle Educação infantil: políticas e identidade
Campos, Roselane Fátima
title_short Educação infantil: políticas e identidade
title_full Educação infantil: políticas e identidade
title_fullStr Educação infantil: políticas e identidade
title_full_unstemmed Educação infantil: políticas e identidade
title_sort Educação infantil: políticas e identidade
author Campos, Roselane Fátima
author_facet Campos, Roselane Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Roselane Fátima
description Nosso objetivo é discutir a identidade da educação infantil, considerando sua institucionalização como a primeira etapa da educação básica. Este é um processo tensionado por suas origens históricas e pelas contradições do tempo presente e as proposições governamentais visando a políticas socioeducativas do tipo compensatório para a creche e a implementação da obrigatoriedade da pré-escola podem produzir mudanças nas funções da educação infantil, tal como propostas na legislação, o que poderia também trazer novos contornos à sua própria identidade. Palavras-chave:    Educação infantil. Identidade da educação infantil. Especificidade da educação infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/7
10.22420/rde.v5i9.7
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/7
identifier_str_mv 10.22420/rde.v5i9.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/7/171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 5 n. 9 (2011): Educação Infantil; 27-41
2238-4391
10.22420/rde.v5i9
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340858494976