BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962 |
Resumo: | A formação de professores é estratégica nos processos de mudanças educacionais e, mais fortemente, quando elas se referem às práticas pedagógicas nas escolas. Entre 2009 a 2017, iniciativas governamentaisobjetivaram instituir uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica e, com a aprovação da BNCC em 2017, foi estabelecida a articulação entre dois pilares – currículo e formação – como condição necessária ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. Neste artigo, analisamos as orientações governamentais para a implementação da BNCC, procurando evidenciar a ação de redes empresariais que se constituíram, nos últimos três anos, nos principais interlocutores do governo e destacar as estratégias empresariais de formação continuada dirigidas, em particular, para profissionais da educação infantil. |
id |
CNTE-1_7cb2c690bfe323ccd39509e03cb33999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/962 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professoresBNCC e educação infantil. Privatização da formação continuada. Redes empresariais. Privatização da educação infantil.A formação de professores é estratégica nos processos de mudanças educacionais e, mais fortemente, quando elas se referem às práticas pedagógicas nas escolas. Entre 2009 a 2017, iniciativas governamentaisobjetivaram instituir uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica e, com a aprovação da BNCC em 2017, foi estabelecida a articulação entre dois pilares – currículo e formação – como condição necessária ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. Neste artigo, analisamos as orientações governamentais para a implementação da BNCC, procurando evidenciar a ação de redes empresariais que se constituíram, nos últimos três anos, nos principais interlocutores do governo e destacar as estratégias empresariais de formação continuada dirigidas, em particular, para profissionais da educação infantil.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96210.22420/rde.v13i25.962Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 170-1852238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Roselane de FátimaDurli, ZenildeCampos, Rosânia2019-08-14T12:44:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/962Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.300013Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
title |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
spellingShingle |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores Campos, Roselane de Fátima BNCC e educação infantil. Privatização da formação continuada. Redes empresariais. Privatização da educação infantil. |
title_short |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
title_full |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
title_fullStr |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
title_full_unstemmed |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
title_sort |
BNCC e privatização da Educação Infantil: impactos na formação de professores |
author |
Campos, Roselane de Fátima |
author_facet |
Campos, Roselane de Fátima Durli, Zenilde Campos, Rosânia |
author_role |
author |
author2 |
Durli, Zenilde Campos, Rosânia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Roselane de Fátima Durli, Zenilde Campos, Rosânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC e educação infantil. Privatização da formação continuada. Redes empresariais. Privatização da educação infantil. |
topic |
BNCC e educação infantil. Privatização da formação continuada. Redes empresariais. Privatização da educação infantil. |
description |
A formação de professores é estratégica nos processos de mudanças educacionais e, mais fortemente, quando elas se referem às práticas pedagógicas nas escolas. Entre 2009 a 2017, iniciativas governamentaisobjetivaram instituir uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica e, com a aprovação da BNCC em 2017, foi estabelecida a articulação entre dois pilares – currículo e formação – como condição necessária ao desenvolvimento de uma educação de qualidade. Neste artigo, analisamos as orientações governamentais para a implementação da BNCC, procurando evidenciar a ação de redes empresariais que se constituíram, nos últimos três anos, nos principais interlocutores do governo e destacar as estratégias empresariais de formação continuada dirigidas, em particular, para profissionais da educação infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962 10.22420/rde.v13i25.962 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i25.962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/962/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 170-185 2238-4391 10.22420/rde.v13i25 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342640025600 |