A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812 |
Resumo: | A formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado. |
id |
CNTE-1_3de793a096b397a9d3404265463a3034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/812 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente superior: hegemonia do capital no BrasilA formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado.CNTE2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/81210.22420/rde.v11i21.812Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 447-4682238-439110.22420/rde.v11i21reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeki, Allan KenjiSouza, Artur Gomes deEvangelista, Olinda2018-05-18T19:51:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/812Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:41.714505Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
title |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
spellingShingle |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil Seki, Allan Kenji |
title_short |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
title_full |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
title_fullStr |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
title_full_unstemmed |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
title_sort |
A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil |
author |
Seki, Allan Kenji |
author_facet |
Seki, Allan Kenji Souza, Artur Gomes de Evangelista, Olinda |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Artur Gomes de Evangelista, Olinda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seki, Allan Kenji Souza, Artur Gomes de Evangelista, Olinda |
description |
A formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812 10.22420/rde.v11i21.812 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v11i21.812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 447-468 2238-4391 10.22420/rde.v11i21 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342319161344 |