A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seki, Allan Kenji
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Artur Gomes de, Evangelista, Olinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812
Resumo: A formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado.
id CNTE-1_3de793a096b397a9d3404265463a3034
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/812
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A formação docente superior: hegemonia do capital no BrasilA formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado.CNTE2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/81210.22420/rde.v11i21.812Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 447-4682238-439110.22420/rde.v11i21reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeki, Allan KenjiSouza, Artur Gomes deEvangelista, Olinda2018-05-18T19:51:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/812Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:41.714505Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
title A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
spellingShingle A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
Seki, Allan Kenji
title_short A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
title_full A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
title_fullStr A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
title_full_unstemmed A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
title_sort A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil
author Seki, Allan Kenji
author_facet Seki, Allan Kenji
Souza, Artur Gomes de
Evangelista, Olinda
author_role author
author2 Souza, Artur Gomes de
Evangelista, Olinda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seki, Allan Kenji
Souza, Artur Gomes de
Evangelista, Olinda
description A formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812
10.22420/rde.v11i21.812
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812
identifier_str_mv 10.22420/rde.v11i21.812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 11 n. 21 (2017): Privatização da e na educação: projetos societários em disputa; 447-468
2238-4391
10.22420/rde.v11i21
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342319161344