Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria da Conceição Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lucas Gomes, Danyella Jakelyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478
Resumo:  O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes.
id CNTE-1_51eb3320071e83ff99cd118a6bdf3dfc
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1478
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativosCurrículo.Ensino Médio. Reforma Curricular.Pernambuco.Português O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes. CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/147810.22420/rde.v16i35.1478Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 315-3362238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478/1110Lima, Maria da Conceição Silva Lucas Gomes, Danyella Jakelyneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-17T19:31:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1478Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.972877Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
title Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
spellingShingle Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
Lima, Maria da Conceição Silva
Currículo.
Ensino Médio.
Reforma Curricular.
Pernambuco.
Português
title_short Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
title_full Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
title_fullStr Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
title_full_unstemmed Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
title_sort Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
author Lima, Maria da Conceição Silva
author_facet Lima, Maria da Conceição Silva
Lucas Gomes, Danyella Jakelyne
author_role author
author2 Lucas Gomes, Danyella Jakelyne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria da Conceição Silva
Lucas Gomes, Danyella Jakelyne
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo.
Ensino Médio.
Reforma Curricular.
Pernambuco.
Português
topic Currículo.
Ensino Médio.
Reforma Curricular.
Pernambuco.
Português
description  O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478
10.22420/rde.v16i35.1478
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478
identifier_str_mv 10.22420/rde.v16i35.1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478/1110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 315-336
2238-4391
10.22420/rde.v16i35
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343320551424