Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478 |
Resumo: | O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes. |
id |
CNTE-1_51eb3320071e83ff99cd118a6bdf3dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1478 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativosCurrículo.Ensino Médio. Reforma Curricular.Pernambuco.Português O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes. CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/147810.22420/rde.v16i35.1478Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 315-3362238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478/1110Lima, Maria da Conceição Silva Lucas Gomes, Danyella Jakelyneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-17T19:31:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1478Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:55.972877Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
title |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
spellingShingle |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos Lima, Maria da Conceição Silva Currículo. Ensino Médio. Reforma Curricular. Pernambuco. Português |
title_short |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
title_full |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
title_fullStr |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
title_full_unstemmed |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
title_sort |
Novo Ensino Médio em Pernambuco: construção do currículo a partir dos itinerários formativos |
author |
Lima, Maria da Conceição Silva |
author_facet |
Lima, Maria da Conceição Silva Lucas Gomes, Danyella Jakelyne |
author_role |
author |
author2 |
Lucas Gomes, Danyella Jakelyne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria da Conceição Silva Lucas Gomes, Danyella Jakelyne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Ensino Médio. Reforma Curricular. Pernambuco. Português |
topic |
Currículo. Ensino Médio. Reforma Curricular. Pernambuco. Português |
description |
O texto examina a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Tendo por base a pesquisa qualitativa, investigou-se o currículo oficial da Secretaria de Educação e como a proposta foi recepcionada e implementada nas escolas por técnicos/as, gestores/as e docentes das diferentes mesorregiões do estado. Os dados mostraram sentimentos de insegurança, incerteza e expectativas quanto à efetivação da reforma, associados à escolha de trilhas e itinerários formativos, considerando inúmeras complicações apresentadas nos distintos contextos do chão da escola, apontando para futuras disparidades na formação dessa etapa e na não garantia de equidade aos/às estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478 10.22420/rde.v16i35.1478 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i35.1478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1478/1110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 315-336 2238-4391 10.22420/rde.v16i35 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343320551424 |