Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Janete Maria Lins de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, João Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1240
Resumo: O artigo examina a gestão, o monitoramento e a avaliação, considerando o contexto de aprovação e de execução dos planos de educação. Problematiza conceitos fundamentais e apresenta a arquitetura criada para monitorar e avaliar os planos de educação. Evidencia o atual processo de desconstrução das políticas educacionais democráticas, assim como das proposições, ações e políticas hiperneoliberais e conservadoras a partir de 2016, destacando os desafios atuais para a retomada de um projeto educacional democrático e inclusivo.
id CNTE-1_5a6f4ca352393a3f11adc5a348096cab
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1240
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafiosPlanos de educação. Controle social. Monitoramento e avaliação. Gestão democrática.O artigo examina a gestão, o monitoramento e a avaliação, considerando o contexto de aprovação e de execução dos planos de educação. Problematiza conceitos fundamentais e apresenta a arquitetura criada para monitorar e avaliar os planos de educação. Evidencia o atual processo de desconstrução das políticas educacionais democráticas, assim como das proposições, ações e políticas hiperneoliberais e conservadoras a partir de 2016, destacando os desafios atuais para a retomada de um projeto educacional democrático e inclusivo.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/124010.22420/rde.v14i30.1240Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 622-6382238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1240/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Janete Maria Lins dede Oliveira, João Ferreira2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1240Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.862200Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
title Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
spellingShingle Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
Azevedo, Janete Maria Lins de
Planos de educação. Controle social. Monitoramento e avaliação. Gestão democrática.
title_short Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
title_full Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
title_fullStr Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
title_full_unstemmed Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
title_sort Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: retrocessos e desafios
author Azevedo, Janete Maria Lins de
author_facet Azevedo, Janete Maria Lins de
de Oliveira, João Ferreira
author_role author
author2 de Oliveira, João Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Janete Maria Lins de
de Oliveira, João Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Planos de educação. Controle social. Monitoramento e avaliação. Gestão democrática.
topic Planos de educação. Controle social. Monitoramento e avaliação. Gestão democrática.
description O artigo examina a gestão, o monitoramento e a avaliação, considerando o contexto de aprovação e de execução dos planos de educação. Problematiza conceitos fundamentais e apresenta a arquitetura criada para monitorar e avaliar os planos de educação. Evidencia o atual processo de desconstrução das políticas educacionais democráticas, assim como das proposições, ações e políticas hiperneoliberais e conservadoras a partir de 2016, destacando os desafios atuais para a retomada de um projeto educacional democrático e inclusivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1240
10.22420/rde.v14i30.1240
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1240
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i30.1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1240/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 622-638
2238-4391
10.22420/rde.v14i30
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343048970240