As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Iduina Mont´Alverne
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Márcio Móri, Silva, Gilmar Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117
Resumo: O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes.
id CNTE-1_5aa5387fd861dfe0cc7e9bf1a9d277cd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1117
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismoFormação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/111710.22420/rde.v14i30.1117Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 877-8962238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Iduina Mont´AlverneMarques, Márcio MóriSilva, Gilmar Oliveira2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1117Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.239410Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
title As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
spellingShingle As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
Chaves, Iduina Mont´Alverne
Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.
title_short As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
title_full As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
title_fullStr As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
title_full_unstemmed As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
title_sort As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
author Chaves, Iduina Mont´Alverne
author_facet Chaves, Iduina Mont´Alverne
Marques, Márcio Móri
Silva, Gilmar Oliveira
author_role author
author2 Marques, Márcio Móri
Silva, Gilmar Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Iduina Mont´Alverne
Marques, Márcio Móri
Silva, Gilmar Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.
topic Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.
description O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117
10.22420/rde.v14i30.1117
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i30.1117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 877-896
2238-4391
10.22420/rde.v14i30
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342981861376