As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes. |
id |
CNTE-1_5aa5387fd861dfe0cc7e9bf1a9d277cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1117 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismoFormação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo.O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/111710.22420/rde.v14i30.1117Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 877-8962238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Iduina Mont´AlverneMarques, Márcio MóriSilva, Gilmar Oliveira2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1117Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.239410Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
title |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
spellingShingle |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo Chaves, Iduina Mont´Alverne Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo. |
title_short |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
title_full |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
title_fullStr |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
title_full_unstemmed |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
title_sort |
As narrativas de jovens estudantes: travessia, acolhimento, simbolismo |
author |
Chaves, Iduina Mont´Alverne |
author_facet |
Chaves, Iduina Mont´Alverne Marques, Márcio Móri Silva, Gilmar Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Márcio Móri Silva, Gilmar Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Iduina Mont´Alverne Marques, Márcio Móri Silva, Gilmar Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo. |
topic |
Formação. Pesquisa narrativa. Experiência viva. Simbolismo. |
description |
O objetivo deste estudo é o de mostrar como a pesquisa narrativa promove o autoconhecimento e a reflexão em estudantes universitários, favorecendo a construção de um ambiente em que as relações docente-discente se estreitem e capturando os sentidos elaborados por eles ao narrar sua vida estudantil. O estudo está ancorado no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos estudos antropológicos do imaginário, de Gilbert Durand, Hilmann, nas pesquisas de Christine Delory-Momberger, Bruner, Maria da Conceição Passeggi, Chaves, entre outros. A pesquisa narrativa promove o acolhimento e (des)venda o universo simbólico do alunato, auxiliando o saber sobre si e o estabelecimento de relações interpessoais. A pesquisa narrativa abre a possibilidade do diálogo estreito com a experiência viva, com a formação e o desenvolvimento pessoal, conforme se observa neste texto sobre a escuta sensível que se manifesta nas histórias contadas por três estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117 10.22420/rde.v14i30.1117 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i30.1117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1117/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 877-896 2238-4391 10.22420/rde.v14i30 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342981861376 |