Narrativas infantis: imagens e simbolismos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança. |
id |
UFMT-3_dc4a0be919f70ac24f37a3460307bbed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/760 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas infantis: imagens e simbolismosEducação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação.EducaçãoO artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança. Universidade Federal de Mato Grosso2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/76010.29286/rep.v21i47.760Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 467-4852238-20970104-596210.29286/rep.v21i47reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760/615CHAVES, Iduina Mont´Alverne BraunGUEDES, Adrianne Ogêdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/760Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
title |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
spellingShingle |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos CHAVES, Iduina Mont´Alverne Braun Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação |
title_short |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
title_full |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
title_fullStr |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
title_full_unstemmed |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
title_sort |
Narrativas infantis: imagens e simbolismos |
author |
CHAVES, Iduina Mont´Alverne Braun |
author_facet |
CHAVES, Iduina Mont´Alverne Braun GUEDES, Adrianne Ogêda |
author_role |
author |
author2 |
GUEDES, Adrianne Ogêda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAVES, Iduina Mont´Alverne Braun GUEDES, Adrianne Ogêda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação |
topic |
Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação |
description |
O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760 10.29286/rep.v21i47.760 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i47.760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760/615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 467-485 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i47 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215143878656 |