Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos. Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes. |
id |
CNTE-1_75ccb28112202094619b764f76ac1341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/745 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democráticaAssembleias. Disciplina. Escola.O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos. Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/74510.22420/rde.v12i22.745Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 57-712238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Monique Cristina Francener HammesCervi, Gicele MariaPereira, Lilian Alves2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/745Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:39.497419Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
title |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
spellingShingle |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática Schütz, Monique Cristina Francener Hammes Assembleias. Disciplina. Escola. |
title_short |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
title_full |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
title_fullStr |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
title_full_unstemmed |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
title_sort |
Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática |
author |
Schütz, Monique Cristina Francener Hammes |
author_facet |
Schütz, Monique Cristina Francener Hammes Cervi, Gicele Maria Pereira, Lilian Alves |
author_role |
author |
author2 |
Cervi, Gicele Maria Pereira, Lilian Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schütz, Monique Cristina Francener Hammes Cervi, Gicele Maria Pereira, Lilian Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assembleias. Disciplina. Escola. |
topic |
Assembleias. Disciplina. Escola. |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos. Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745 10.22420/rde.v12i22.745 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v12i22.745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 57-71 2238-4391 10.22420/rde.v12i22 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342275121152 |