Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Monique Cristina Francener Hammes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cervi, Gicele Maria, Pereira, Lilian Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos.  Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes.
id CNTE-1_75ccb28112202094619b764f76ac1341
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/745
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democráticaAssembleias. Disciplina. Escola.O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos.  Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/74510.22420/rde.v12i22.745Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 57-712238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Monique Cristina Francener HammesCervi, Gicele MariaPereira, Lilian Alves2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/745Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:39.497419Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
title Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
spellingShingle Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
Schütz, Monique Cristina Francener Hammes
Assembleias. Disciplina. Escola.
title_short Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
title_full Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
title_fullStr Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
title_full_unstemmed Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
title_sort Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática
author Schütz, Monique Cristina Francener Hammes
author_facet Schütz, Monique Cristina Francener Hammes
Cervi, Gicele Maria
Pereira, Lilian Alves
author_role author
author2 Cervi, Gicele Maria
Pereira, Lilian Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Monique Cristina Francener Hammes
Cervi, Gicele Maria
Pereira, Lilian Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleias. Disciplina. Escola.
topic Assembleias. Disciplina. Escola.
description O objetivo deste artigo é problematizar as marcas do poder disciplinar na vivência de assembleias de uma escola municipal de Blumenau, SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os dados foram produzidos através da observação direta, registros escritos e fotográficos.  Os principais aportes teóricos utilizados foram Foucault (2013) e Deleuze (1992). Os resultados evidenciam que a escola está se reconfigurando para a atual sociedade, mas as marcas da sociedade disciplinar permanecem presentes e atuantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745
10.22420/rde.v12i22.745
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i22.745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/745/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 57-71
2238-4391
10.22420/rde.v12i22
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342275121152