Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento. |
id |
CNTE-1_8d278c3252a080b1e062b41c03488179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1293 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e AdultosPráticas ColaborativasEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoEducação de Jovens e AdultosO objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129310.22420/rde.v15i33.1293Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 997-10122238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293/1086Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Carmel ReisHattge, Morgana Domênica2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1293Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.510898Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
title |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos Barros, Carmel Reis Práticas Colaborativas Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos |
author |
Barros, Carmel Reis |
author_facet |
Barros, Carmel Reis Hattge, Morgana Domênica |
author_role |
author |
author2 |
Hattge, Morgana Domênica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Carmel Reis Hattge, Morgana Domênica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Colaborativas Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Práticas Colaborativas Educação Especial Atendimento Educacional Especializado Educação de Jovens e Adultos |
description |
O objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293 10.22420/rde.v15i33.1293 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293/1086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 997-1012 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343261831168 |