Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Carmel Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hattge, Morgana Domênica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento.
id CNTE-1_8d278c3252a080b1e062b41c03488179
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1293
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e AdultosPráticas ColaborativasEducação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoEducação de Jovens e AdultosO objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129310.22420/rde.v15i33.1293Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 997-10122238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293/1086Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Carmel ReisHattge, Morgana Domênica2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1293Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.510898Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
title Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
Barros, Carmel Reis
Práticas Colaborativas
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Jovens e Adultos
title_short Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
title_full Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
title_sort Relações colaborativas entre o Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos
author Barros, Carmel Reis
author_facet Barros, Carmel Reis
Hattge, Morgana Domênica
author_role author
author2 Hattge, Morgana Domênica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Carmel Reis
Hattge, Morgana Domênica
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Colaborativas
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Jovens e Adultos
topic Práticas Colaborativas
Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Jovens e Adultos
description O objetivo deste estudo é conhecer as relações estabelecidas entre os/as professores/as do Atendimento Educacional Especializado – AEE e os/as da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no contexto do ensino dos/as alunos/as com deficiência. Para isso, desenvolveu-se pesquisa em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Belém do Pará. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários, ao todo, 18 docentes da EJA responderam à pesquisa – 16 professores/as de disciplinas diversas e dois atuantes no AEE. A análise assumiu natureza qualitativa, os questionários respondidos foram submetidos ao método da análise de conteúdo proposto por Bardin, e composto pelas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretações. Na constituição do corpus documental aplicou-se as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Percebemos que o alinhamento entre o AEE e a EJA, por meio do ensino colaborativo, pode possibilitar avanços satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência. Concluímos que há necessidade de ofertar subsídios que permitam aos/às docentes da EJA e do AEE agirem conjuntamente, o que inclui formação, materiais e momentos de planejamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293
10.22420/rde.v15i33.1293
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i33.1293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1293/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 997-1012
2238-4391
10.22420/rde.v15i33
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343261831168