Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaranha, Teise de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Correa, Bianca Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/114
Resumo: O estudo aborda a atuação docente no processo de democratização da escola pública. Discute-se a necessidade de uma escola democrática na obtenção de um projeto educativo emancipador. A tradição autoritária e centralizadora existente na escola pública é relacionada aos aspectos da interface entre o trabalho pedagógico e as recentes reformas educacionais, sobretudo na tendência a valorar a padronização do trabalho docente – como no estado de São Paulo. O papel mediador fundamental dos professores é debatido no enfrentamento dos desafios à consecução da gestão democrática na escola pública.Palavras-chave: Escola pública. Gestão democrática da escola. Trabalho coletivo.
id CNTE-1_92d59374a2505d8a4d36c7d4dbbe097b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/114
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola públicaO estudo aborda a atuação docente no processo de democratização da escola pública. Discute-se a necessidade de uma escola democrática na obtenção de um projeto educativo emancipador. A tradição autoritária e centralizadora existente na escola pública é relacionada aos aspectos da interface entre o trabalho pedagógico e as recentes reformas educacionais, sobretudo na tendência a valorar a padronização do trabalho docente – como no estado de São Paulo. O papel mediador fundamental dos professores é debatido no enfrentamento dos desafios à consecução da gestão democrática na escola pública.Palavras-chave: Escola pública. Gestão democrática da escola. Trabalho coletivo.CNTE2012-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/11410.22420/rde.v3i4.114Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica2238-439110.22420/rde.v3i4reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/114/303Guaranha, Teise de OliveiraCorrea, Bianca Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-07T11:58:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/114Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:17.753414Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
title Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
spellingShingle Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
Guaranha, Teise de Oliveira
title_short Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
title_full Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
title_fullStr Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
title_full_unstemmed Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
title_sort Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação os professores na escola pública
author Guaranha, Teise de Oliveira
author_facet Guaranha, Teise de Oliveira
Correa, Bianca Cristina
author_role author
author2 Correa, Bianca Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaranha, Teise de Oliveira
Correa, Bianca Cristina
description O estudo aborda a atuação docente no processo de democratização da escola pública. Discute-se a necessidade de uma escola democrática na obtenção de um projeto educativo emancipador. A tradição autoritária e centralizadora existente na escola pública é relacionada aos aspectos da interface entre o trabalho pedagógico e as recentes reformas educacionais, sobretudo na tendência a valorar a padronização do trabalho docente – como no estado de São Paulo. O papel mediador fundamental dos professores é debatido no enfrentamento dos desafios à consecução da gestão democrática na escola pública.Palavras-chave: Escola pública. Gestão democrática da escola. Trabalho coletivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/114
10.22420/rde.v3i4.114
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/114
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i4.114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/114/303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 4 (2009): Financiamento e Gestão da Educação Básica
2238-4391
10.22420/rde.v3i4
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890341203476480