Povos indígenas e escolarização no Brasil : do plano político-legal à efetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, André Augusto Diniz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Andréia Ferreira da, Salustiano, Dorivaldo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/382
Resumo: Neste artigo, revisitamos o desenvolvimento político-legal da educação escolar indígena, no Brasil, a partir da Constituição de 1988 e seus desdobramentos. Dis- cutimos avanços e limites na implementação das políticas e a complexidade dos desafios na efetivação de uma escola indígena pautada no respeito aos seus modos próprios de viver, de ensinar e aprender. Perpassa a análise, o reconhe- cimento da condição de sujeito dos povos indígenas e a defesa da implantação de práticas resgatadoras e afirma- doras das suas tradições.
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