A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koche, Susi Couto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grosch, Maria Selma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268
Resumo: O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática.
id CNTE-1_99403fc9d601d0007b110d12e11e2a69
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1268
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentesFormação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/126810.22420/rde.v15i31.1268Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 183-1972238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessKoche, Susi CoutoGrosch, Maria Selma2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1268Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:52.795714Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
title A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
spellingShingle A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
Koche, Susi Couto
Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.
title_short A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
title_full A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
title_fullStr A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
title_full_unstemmed A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
title_sort A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
author Koche, Susi Couto
author_facet Koche, Susi Couto
Grosch, Maria Selma
author_role author
author2 Grosch, Maria Selma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koche, Susi Couto
Grosch, Maria Selma
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.
topic Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.
description O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268
10.22420/rde.v15i31.1268
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i31.1268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 183-197
2238-4391
10.22420/rde.v15i31
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343078330368