A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática. |
id |
CNTE-1_99403fc9d601d0007b110d12e11e2a69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1268 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentesFormação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse.O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática.CNTE2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/126810.22420/rde.v15i31.1268Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 183-1972238-439110.22420/rde.v15i31reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessKoche, Susi CoutoGrosch, Maria Selma2022-09-16T02:39:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1268Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:52.795714Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
title |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
spellingShingle |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes Koche, Susi Couto Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse. |
title_short |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
title_full |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
title_fullStr |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
title_full_unstemmed |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
title_sort |
A catarse na formação continuada: Por uma construção coletiva dos saberes docentes |
author |
Koche, Susi Couto |
author_facet |
Koche, Susi Couto Grosch, Maria Selma |
author_role |
author |
author2 |
Grosch, Maria Selma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koche, Susi Couto Grosch, Maria Selma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse. |
topic |
Formação continuada de professoras. Saberes docentes coletivos. Catarse. |
description |
O objetivo geral deste estudo é refletir como a formação continuada pode contribuir na construção coletiva de saberes docentes das professoras de Educação Infantil. O estudo foi realizado na rede municipal de ensino da cidade de Lages, em Santa Catarina, em dois Centros de Educação Infantil (CEIMs). As participantes da pesquisa foram sete professoras atuantes na Educação Infantil, que participaram das entrevistas semiestruturadas, contendo oito perguntas abertas. Em relação aos resultados encontrados, as participantes do estudo demonstraram que a construção do conhecimento não deveria levar em consideração apenas as experiências advindas de fora para dentro, de exigências externas, mas partir de dentro para fora, da essência do próprio educador, a partir de seus interesses, necessidades, valores, intuições, crenças, vinculando-se à sua própria existência. Os resultados demonstraram, ainda, quais saberes docentes as professoras necessitam em sua prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268 10.22420/rde.v15i31.1268 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i31.1268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1268/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 31 (2021): Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional; 183-197 2238-4391 10.22420/rde.v15i31 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343078330368 |