Arte, catarse e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chisté Leite, Priscila de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006
Resumo: *Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Arte, catarse e educaçãoResumo: O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/ espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.Palavras-chave: Arte. Catarse. Educação.Arte, catarse e educaçãoAbstractThe article that follows aims, by means of bibliographical research, revisiting the concept of catharsis from the perspective of historical materialism, under the figure of Georg Lukács, putting it into dialogue with education and, especially, with the teaching of art. To this end, starts to make a reflec­tion about the importance of art education today, and then discusses the art and the catharsis from the ideas of Lukács. Finalizes the text to the present relations between the catharsis and the educational work. Concludes that the reflections caused by the work of art can be potentiated by the partnership school/exhibition space, triggering cathartic processes that contribute to the construction of a sharp eye, combined with a sharp critical sense, as well as to the establishment of new relations with reality.Keywords: Art. Catharsis. Education.Data de registro: 23/03/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências: CHISTÉ, P. de S. O processo catártico no ensino da arte: uma parceria entre escola e espaço expositivo. 2007. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.DUAYER, J. T. Lukács e a arquitetura. 2003. 175f. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.FOERSTE, G. M. S. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004.FONTANA, R. A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2005.LUKÁCS, G. Estética 1-La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1966.________. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, São Paulo, n. 4, p. 1-18, 1978.SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
id UFU-2_eec43efb59688539b1250a0cf22527ce
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26006
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Arte, catarse e educaçãoArte. Catarse. Educação.*Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Arte, catarse e educaçãoResumo: O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/ espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.Palavras-chave: Arte. Catarse. Educação.Arte, catarse e educaçãoAbstractThe article that follows aims, by means of bibliographical research, revisiting the concept of catharsis from the perspective of historical materialism, under the figure of Georg Lukács, putting it into dialogue with education and, especially, with the teaching of art. To this end, starts to make a reflec­tion about the importance of art education today, and then discusses the art and the catharsis from the ideas of Lukács. Finalizes the text to the present relations between the catharsis and the educational work. Concludes that the reflections caused by the work of art can be potentiated by the partnership school/exhibition space, triggering cathartic processes that contribute to the construction of a sharp eye, combined with a sharp critical sense, as well as to the establishment of new relations with reality.Keywords: Art. Catharsis. Education.Data de registro: 23/03/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências: CHISTÉ, P. de S. O processo catártico no ensino da arte: uma parceria entre escola e espaço expositivo. 2007. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.DUAYER, J. T. Lukács e a arquitetura. 2003. 175f. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.FOERSTE, G. M. S. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004.FONTANA, R. A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2005.LUKÁCS, G. Estética 1-La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1966.________. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, São Paulo, n. 4, p. 1-18, 1978.SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfia com Referencial Teórico de base marxistaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2600610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p889a899Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 889-8991982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006/18056Copyright (c) 2016 Priscila de Souza Chisté Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChisté Leite, Priscila de Souza2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26006Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, catarse e educação
title Arte, catarse e educação
spellingShingle Arte, catarse e educação
Chisté Leite, Priscila de Souza
Arte. Catarse. Educação.
title_short Arte, catarse e educação
title_full Arte, catarse e educação
title_fullStr Arte, catarse e educação
title_full_unstemmed Arte, catarse e educação
title_sort Arte, catarse e educação
author Chisté Leite, Priscila de Souza
author_facet Chisté Leite, Priscila de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chisté Leite, Priscila de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arte. Catarse. Educação.
topic Arte. Catarse. Educação.
description *Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Arte, catarse e educaçãoResumo: O artigo que segue pretende, por meio de pesquisa bibliográfica, revisitar o conceito de catarse a partir da perspectiva do materialismo histórico, sob a figura de Georg Lukács, colocando-o em diálogo com a educação e, principalmente, com o ensino da arte. Para tanto, inicia ao fazer uma reflexão sobre a importância do ensino da arte na atualidade e, a seguir, aborda a arte e a catarse a partir das ideias de Lukács. Finaliza o texto ao apresentar as relações entre a catarse e o trabalho educativo. Conclui que as reflexões suscitadas pela obra de arte podem ser potencializadas pela parceria escola/ espaço expositivo, desencadeando processos catárticos que contribuem com a construção de um olhar aguçado, aliado a um senso crítico apurado, bem como para o estabelecimento de novas relações com a realidade.Palavras-chave: Arte. Catarse. Educação.Arte, catarse e educaçãoAbstractThe article that follows aims, by means of bibliographical research, revisiting the concept of catharsis from the perspective of historical materialism, under the figure of Georg Lukács, putting it into dialogue with education and, especially, with the teaching of art. To this end, starts to make a reflec­tion about the importance of art education today, and then discusses the art and the catharsis from the ideas of Lukács. Finalizes the text to the present relations between the catharsis and the educational work. Concludes that the reflections caused by the work of art can be potentiated by the partnership school/exhibition space, triggering cathartic processes that contribute to the construction of a sharp eye, combined with a sharp critical sense, as well as to the establishment of new relations with reality.Keywords: Art. Catharsis. Education.Data de registro: 23/03/2014Data de aceite: 17/12/2014Referências: CHISTÉ, P. de S. O processo catártico no ensino da arte: uma parceria entre escola e espaço expositivo. 2007. 234f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.DUAYER, J. T. Lukács e a arquitetura. 2003. 175f. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.FOERSTE, G. M. S. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004.FONTANA, R. A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 2005.LUKÁCS, G. Estética 1-La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Grijaldo, 1966.________. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, São Paulo, n. 4, p. 1-18, 1978.SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991.VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa bibliográfia com Referencial Teórico de base marxista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p889a899
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p889a899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26006/18056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Priscila de Souza Chisté Leite
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Priscila de Souza Chisté Leite
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 889-899
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384249942016