Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362 |
Resumo: | O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social. |
id |
CNTE-1_9d6ed13ce74bf6de79e3087c3387d07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1362 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?Trabalho DocenteFinanciamento da Educação BásicaPós-pandemiaO artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/136210.22420/rde.v15i33.1362Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 713-7322238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362/1070Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila Andrade2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1362Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.925880Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
title |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
spellingShingle |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? Oliveira, Dalila Andrade Trabalho Docente Financiamento da Educação Básica Pós-pandemia |
title_short |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
title_full |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
title_fullStr |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
title_sort |
Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos? |
author |
Oliveira, Dalila Andrade |
author_facet |
Oliveira, Dalila Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dalila Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Docente Financiamento da Educação Básica Pós-pandemia |
topic |
Trabalho Docente Financiamento da Educação Básica Pós-pandemia |
description |
O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362 10.22420/rde.v15i33.1362 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362/1070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 713-732 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343294337024 |