Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalila Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362
Resumo: O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.
id CNTE-1_9d6ed13ce74bf6de79e3087c3387d07f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1362
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?Trabalho DocenteFinanciamento da Educação BásicaPós-pandemiaO artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/136210.22420/rde.v15i33.1362Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 713-7322238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362/1070Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalila Andrade2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1362Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.925880Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
title Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
spellingShingle Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
Oliveira, Dalila Andrade
Trabalho Docente
Financiamento da Educação Básica
Pós-pandemia
title_short Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
title_full Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
title_fullStr Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
title_full_unstemmed Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
title_sort Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?
author Oliveira, Dalila Andrade
author_facet Oliveira, Dalila Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalila Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Financiamento da Educação Básica
Pós-pandemia
topic Trabalho Docente
Financiamento da Educação Básica
Pós-pandemia
description O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362
10.22420/rde.v15i33.1362
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i33.1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1362/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 713-732
2238-4391
10.22420/rde.v15i33
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343294337024