Avaliação das políticas em educação - A coordenação sistêmica pela União

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Duarte, Marisa Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares dos Santos, Maria Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/171
Resumo: Este artigo discute a importância dos sistemas de avaliação educacional na regulação das ações entre os atores governamentais e não governamentais que neles participam. O termo "regulação" é apreendido como modo de articulação e coordenação de ações – de governação – e não, apenas, como dispositivo de controle. Na atualidade, a divulgação de resultados do rendimento escolar de estudantes é um dispositivo central no modo de regulação por desempenho. O estudo registra a centralidade das políticas de avaliação para a regulação sistêmica, sob o discurso de promoção da qualidade.
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