Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224 |
Resumo: | Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto. |
id |
CNTE-1_a12a506abd7b67fee5a3ab823203322a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1224 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professoresTrabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122410.22420/rde.v14i30.1224Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 788-8052238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Lívia Maria FragaFalciano, Bruno Tovar2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1224Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.411150Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
title |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
spellingShingle |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores Vieira, Lívia Maria Fraga Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19. |
title_short |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
title_full |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
title_fullStr |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
title_full_unstemmed |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
title_sort |
Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores |
author |
Vieira, Lívia Maria Fraga |
author_facet |
Vieira, Lívia Maria Fraga Falciano, Bruno Tovar |
author_role |
author |
author2 |
Falciano, Bruno Tovar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Lívia Maria Fraga Falciano, Bruno Tovar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19. |
topic |
Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19. |
description |
Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224 10.22420/rde.v14i30.1224 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i30.1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 788-805 2238-4391 10.22420/rde.v14i30 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343036387328 |