Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lívia Maria Fraga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Falciano, Bruno Tovar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224
Resumo: Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto.
id CNTE-1_a12a506abd7b67fee5a3ab823203322a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1224
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professoresTrabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/122410.22420/rde.v14i30.1224Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 788-8052238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Lívia Maria FragaFalciano, Bruno Tovar2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1224Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.411150Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
title Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
spellingShingle Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
Vieira, Lívia Maria Fraga
Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.
title_short Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
title_full Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
title_fullStr Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
title_full_unstemmed Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
title_sort Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores
author Vieira, Lívia Maria Fraga
author_facet Vieira, Lívia Maria Fraga
Falciano, Bruno Tovar
author_role author
author2 Falciano, Bruno Tovar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Lívia Maria Fraga
Falciano, Bruno Tovar
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.
topic Trabalho docente. Educação infantil. Isolamento social. Pandemia Covid19.
description Este artigo apresenta e comenta a resposta dos/as docentes da educação infantil na pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em tempos de pandemia, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da UFMG, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Buscou-se conhecer os efeitos sobre as condições de vida e trabalho gerados pelo isolamento social e o uso intensivo de tecnologias digitais. Também se apresenta breve perfil da oferta institucional e profissional da educação infantil no Brasil, seguido de uma análise do comportamento do poder público municipal quanto às medidas em relação à pandemia. Verifica-se que na educação infantil os/as docentes apresentaram mais fragilidade que outras etapas da educação básica em relação a diferentes aspectos do trabalho remoto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224
10.22420/rde.v14i30.1224
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i30.1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 788-805
2238-4391
10.22420/rde.v14i30
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343036387328